Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRaggio Quintas, Juan Pablopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Alexandre Borges Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T04:08:42Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217364pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho é aplicada a metodologia abordada na norma NBR ISO 3382-2 para realizar a medição dos tempos de reverberação das salas de aula do prédio 11209 do campus centro da UFRGS, a fim de investigar a ocorrência de problemas relacionados ao conforto acústico, relatados por seus ocupantes. Foi feita uma avaliação qualitativa das características acústicas das salas, inclusive referente ao isolamento acústico. As medições foram realizadas nas salas utilizando o método da resposta impulsiva integrada com nível de inspeção. Foi constatado que as salas possuíam tempos de reverberação excessivos, acima de 0,6 segundos, que foi considerado como o valor máximo aceitável. Além disso, foram destacados fatores que poderiam estar contribuindo para o excesso do nível de ruído percebido por alunos e professores. Foi sugerida a troca da porta por uma com maior capacidade de isolamento e a substituição do material das janelas que ficavam entre as salas e os corredores. Acredita-se que essas mudanças melhorariam o isolamento da sala, diminuindo o nível de ruído. Foi proposta a utilização de um forro acústico para reduzir o excesso de reverberação. Os valores dos tempos de reverberação calculados utilizando o forro proposto foram satisfatórios, visto que ficaram abaixo do limite máximo estabelecido.pt_BR
dc.description.abstractIn this study the methodology addressed in the NBR ISO 3382-2 standard is applied to measure the reverberation times in classrooms of the building 11209 of UFRGS’s central campus, in order to investigate the occurrence of problems related to acoustical comfort described by its occupants. A qualitative assessment of the classrooms’ acoustical characteristics was made, including the ones relative to their acoustical insulation. The measurements were done in the classrooms using the impulse response method with the inspection level. It was verified that the classrooms had excessive reverberation times, above 0,6 seconds, which was considered the maximum acceptable limit value. Moreover, points that could be contributing to the excessive noise levels noted by pupils and teachers were highlighted. It was suggested the replacement of the doors for new ones with more insulation capacity and the change of the material of the windows located between the classrooms and the corridors. It is believed that these changes could improve the classrooms’ insulation, decreasing noise levels. It was also suggested the use of an acoustical liner to reduce the excessive reverberation. The reverberation time results calculated using the chosen liner were satisfactory, since they were lower than the maximum limit established.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcousticsen
dc.subjectAcústica arquitetônicapt_BR
dc.subjectReverberation timeen
dc.subjectConforto acústicopt_BR
dc.subjectIsolamento acústicopt_BR
dc.subjectAcoustic comforten
dc.subjectAcoustic insulationen
dc.titleMetodologia de aplicação da NBR ISO 3382-2 e análise dos tempos de reverberação das salas de aula do prédio 11209 do campus centro da UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeApplication methodology of NBR ISO 3382-2 and reverberation time analysis in classrooms of the building 11209 of UFRGS’s central campus en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120765pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples