Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMathias, Carmem Vieirapt_BR
dc.contributor.authorDoering, Luisa Rodriguezpt_BR
dc.contributor.authorRipoll, Cydara Cavedonpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-09T04:19:14Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0103-636Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217192pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, são apresentadas ponderações a respeito de uma reflexão em grupo sobre a análise dos erros cometidos em uma atividade proposta a professores que são alunos de um mestrado profissional em Matemática. A discussão realizada diz respeito a um conteúdo matemático que é ensinado na Educação Básica, bem como à reflexão dos sujeitos quanto às respostas apresentadas a uma atividade desenvolvida relacionada a esse conteúdo. De caráter qualitativo, este trabalho teve como instrumentos de coleta de dados a produção textual dos sujeitos, as observações realizadas pelas autoras e anotadas em um diário de campo, além de um questionário (online). Como aportes teóricos, utilizaram-se metodologias decorrentes da Análise de Erros, visando classificar os erros cometidos, para posterior discussão e reflexão em grupo. Os resultados indicam que os participantes perceberam como relevante a reflexão realizada, pois manifestaram reconhecer como fundamental que o professor leve em consideração os erros dos alunos em suas atividades de sala de aula. Constatou-se, também uma fragilidade com relação à argumentação dos participantes em Matemática, o que reitera, para as autoras deste estudo, a necessidade de o profissional manter-se em formação continuada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemática. Vol. 34, n. 67 (Ago. 2020), p. 719-739.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise de errospt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleUma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2pt_BR
dc.title.alternativeTeachers' considerations on the irrationality proof of –√2 en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118693pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples