Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2
dc.contributor.author | Mathias, Carmem Vieira | pt_BR |
dc.contributor.author | Doering, Luisa Rodriguez | pt_BR |
dc.contributor.author | Ripoll, Cydara Cavedon | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-09T04:19:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-636X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/217192 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, são apresentadas ponderações a respeito de uma reflexão em grupo sobre a análise dos erros cometidos em uma atividade proposta a professores que são alunos de um mestrado profissional em Matemática. A discussão realizada diz respeito a um conteúdo matemático que é ensinado na Educação Básica, bem como à reflexão dos sujeitos quanto às respostas apresentadas a uma atividade desenvolvida relacionada a esse conteúdo. De caráter qualitativo, este trabalho teve como instrumentos de coleta de dados a produção textual dos sujeitos, as observações realizadas pelas autoras e anotadas em um diário de campo, além de um questionário (online). Como aportes teóricos, utilizaram-se metodologias decorrentes da Análise de Erros, visando classificar os erros cometidos, para posterior discussão e reflexão em grupo. Os resultados indicam que os participantes perceberam como relevante a reflexão realizada, pois manifestaram reconhecer como fundamental que o professor leve em consideração os erros dos alunos em suas atividades de sala de aula. Constatou-se, também uma fragilidade com relação à argumentação dos participantes em Matemática, o que reitera, para as autoras deste estudo, a necessidade de o profissional manter-se em formação continuada. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Bolema: Boletim de Educação Matemática. Vol. 34, n. 67 (Ago. 2020), p. 719-739. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Análise de erros | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2 | pt_BR |
dc.title.alternative | Teachers' considerations on the irrationality proof of –√2 | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001118693 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40021)Exact and Earth Sciences (6101)