Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.contributor.authorPfitscher, Ricardo Gausmannpt_BR
dc.contributor.authorSoares, Guilherme de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-09T04:19:02Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1809-0354pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217183pt_BR
dc.description.abstractO artigo delimita uma proposta teórico-metodológica para análise de transições educacionais, em especial a passagem entre ensino médio e educação superior. As transições entre diferentes níveis e etapas da educação formal são entendidas como oportunidades para mobilizar disposições e reflexividades. Parte-se da sociologia de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e Luc Boltanski, a fim de investigar fatores que marcam as trajetórias e as transições no processo de socialização dos estudantes. Elabora-se uma compreensão teórico-metodológica para estudo de universos empíricos relativos a acesso, permanência e evasão nas trajetórias dos atores. Conclui-se com uma proposta metodológica para interpretar processos pelos quais os estudantes produzem e reelaboram relações sociais em períodos de transição educacional.pt_BR
dc.description.abstractThe article outlines a theoretical-methodological proposal to analyze educational transitions, especially the transition from upper secondary school to higher education. The transitions between different levels and stages of formal education are understood as critical moments and opportunities to mobilize dispositions and reflexivities. The article takes Pierre Bourdieu’s, Bernard Lahire’s and Luc Boltanski’s works as a starting point to investigate factors which mark trajectories and transitions in students’ socialization processes. A theoretical-methodological understanding is elaborated for the study of empirical universes related to access, permanence and evasion in the actors’ trajectories. As a conclusion, a methodological proposal is presented to interpret the processes by which students produce and re-elaborate social relations in periods of educational transitions.en
dc.description.abstractEl artículo delimita una propuesta teórico-metodológica para analizar las transiciones educacionales, especialmente la transición de la escuela secundaria a la educación superior. Las transiciones entre diferentes niveles y etapas de la educación formal se entienden como oportunidades para movilizar disposiciones y reflexividades. Con base en la sociología de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire y Luc Boltanski, investigamos factores que marcan las trayectorias y las transiciones en el proceso de socialización de los estudiantes. Se elabora una comprensión teórico-metodológica para el estudio de los universos empíricos relativos al acceso, permanencia y deserción en las trayectorias de los actores. Se concluye con una propuesta metodológica para interpretar procesos por los cuales los estudiantes producen y reelaboran relaciones sociales en períodos de transición educacional.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isospapt_BR
dc.relation.ispartofRevista Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, SC. Vol. 15, n.2 (maio/jun. 2020), p, 383-402pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectDispositional sociologyen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducational transitionsen
dc.subjectSociología disposicionales
dc.subjectTransiciones educacionaleses
dc.subjectEducación superiores
dc.titleTransições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicionalpt_BR
dc.title.alternativeStudent transitions to and in higher education: a theoretical methodological proposal from the disposional sociologyen
dc.title.alternativeTransiciones de estudiantes hacia y en la educación superior: una propuesta teórico-metodológica desde la sociología disposionales
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001120188pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples