Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMagnus, Maria Carolina Machadopt_BR
dc.contributor.authorCaldeira, Ademir Donizetipt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2021-01-07T04:17:16Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1980-4415pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217125pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo problematizar o discurso da Modelagem Matemática na Educação Matemática, evidenciando uma de suas descontinuidades históricas – do modelo à modelagem. Os aportes teórico-metodológicos vinculam-se às teorizações do filósofo Michel Foucault. O material analítico abrange teses e dissertações sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática, defendidas no Brasil no período de 1976 a 1999. A análise desses materiais evidenciou que o discurso da Modelagem, ao se entrelaçar ao discurso construtivista, na década de 1980, desloca o sentido de estudar matemática a partir de modelos enquanto produto para a construção de modelos enquanto processo.pt_BR
dc.description.abstractThe present article aims to problematize the discourse of Mathematical Modeling in Mathematics Education, highlighting one of its historical discontinuities - from model to modeling. The theoretical-methodological contributions are linked to the philosopher Michel Foucault theorizations. The analytical material includes these theorizations and dissertations on Mathematical Modeling in Mathematics Education, advocated in Brazil from 1976 to 1999. The analysis of these materials showed that the Modeling discourse, when intertwining with the constructivist discourse, in the 1980s, displaces the sense of studying mathematics from models as a product for the construction of models as a processen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBolema : boletim de educação matemática. Rio Claro (SP): Universidade Estadual Paulista, 2019. Vol. 33, n. 65 (2019), p. 1215-1232.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical Modelingen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleDo Modelo Matemático à Modelagem Matemática : descontinuidades históricaspt_BR
dc.title.alternativeFrom Mathematical Model to Mathematical Modeling : historical discontinuitiesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001116505pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples