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dc.contributor.authorSartori, Alice Stephanie Tapiapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2021-01-07T04:17:16Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2318-6674pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217124pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo problematizar a memorização no ensino de Matemática a partir dos discursos advindos dos saberes psi, como é o caso do construtivismo. Especialmente o enunciado que afirma que o aluno é construtor do conhecimento e que o professor não deve oferecer algo pronto para que o estudante apenas memorize, adquiriu força e mobilizou novas estratégias, como é o caso do uso de materiais concretos no ensino de Matemática. Assim, alguns enunciados são produzidos ou reforçados por estas teorias: "deve-se considerar o conhecimento prévio do aluno"; "é preciso trabalhar com as emoções em sala de aula, substituindo o medo pelo prazer de aprender"; "é necessário desenvolver os diversos tipos de memória", dentre outros. O material da pesquisa compreende 26 exemplares da Revista Nova Escola, analisados a partir da análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to problematize memorization in the teaching of Mathematics from the discourses arising from "psi" knowledge, as is the case with constructivism. Especially the statement that the student is a builder of knowledge and that the teacher should not offer something ready for the student to just memorize, did acquire strength and mobilized new strategies, such as the use of concrete materials in the teaching of Mathematics. Thus, some statements are produced or reinforced by these theories: "the student's prior knowledge must be considered"; "It is necessary to work with emotions in the classroom, replacing fear with the pleasure of learning"; "It is necessary to develop the different types of memory", among others. The research material comprises 26 copies of the Revista Nova Escola, studied from the analysis of the discourse in a Foucauldian perspective.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação Matemática Debate [recurso eletrônico]. Montes Claros, MG : Universidade Estadual de Montes Claros, 2020. Vol. 4 (2020), 21 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstructivismen
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics Educationen
dc.titleOs saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorizaçãopt_BR
dc.title.alternative"Psi" knowledge in the discourse of Mathematics Education : rethinking the practices of memorizationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001116503pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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