Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Clarissa Tochetto dept_BR
dc.contributor.authorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-31T04:13:42Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1413-389Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217006pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi caracterizar as publicações científicas sobre psicoeducação do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Foi realizada uma revisão sistemática da literatura em oito bases de dados nacionais e internacionais. Utilizou-se a combinação das palavras-chave TDAH e psicoeducação. No total, foram encontrados 504 trabalhos completos, mas apenas 29 preencheram os critérios de inclusão para análise na íntegra. As informações foram organizadas nas categorias: conceito de psicoeducação, público-alvo, foco da psicoeducação do TDAH, variáveis relacionadas à psicoeducação do TDAH, e características das intervenções em psicoeducação do TDAH. Verificou-se que nem todas as publicações apresentam claramente o conceito de psicoeducação utilizado. Em geral, a psicoeducação tem sido destinada a familiares de pessoas com TDAH, e conduzida em formato de sessões grupais, palestras e manuais. A psicoeducação do TDAH contribui para maior conhecimento sobre o transtorno, adesão ao tratamento, qualidade de vida e menor intensidade dos sintomas do TDAH.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to review scientific publications about Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) psychoeducation. A systematic review of literature was performed in eight national and international databases (Scielo Brazil, Index Psi, Pepsic, Lilacs, ScienceDirect, PsycINFO, Medline, and Scopus) using the combination of ADHD and psychoeducation as keywords. In total, 504 studies were found, although only 29 met the inclusion criteria. Afterwards, the information was organized into categories: the concept of psychoeducation, target population, focus of ADHD psychoeducation, variables related to ADHD psychoeducation, and the characteristics of intervention on ADHD psychoeducation. Results show that not all studies present the concept of psychoeducation adopted by the authors. In general, psychoeducation has focused on the relatives of people with ADHD and carried out as group sessions, lectures, and manuals. ADHD psychoeducation contributes to a better understanding of the disorder, treatment adherence, quality of life, and decreased symptoms of ADHD.en
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio fue caracterizar las publicaciones científicas sobre la psicoeducación del Trastorno por Déficit de Atención/Hiperactividad (TDAH). Se realizó una revisión sistemática de la literatura en ocho bases de datos nacionales e internacionales con la combinación de palabras clave psicoeducación y TDAH. En total, fueran encontrados 504 estudios, pero sólo 29 cumplieron los criterios de inclusión para el análisis en su totalidad. La información se organiza en categorías: concepto de la psicoeducación, la audiencia, el enfoque de la psicoeducación del TDAH, las variables relacionadas con la psicoeducación del TDAH, y características de las intervenciones en la psicoeducación del TDAH. Se ha encontrado que no todas las publicaciones muestran claramente el concepto de psicoeducación utilizado. En general, la psicoeducación se ha diseñado para familiares de personas con TDAH, y llevado a cabo en el formato de sesiones de grupo, conferencias y manuales. La psicoeducación del TDAH contribuye a un mayor conocimiento sobre el trastorno, la adherencia al tratamiento, calidad de vida y menor intensidad de los síntomas del TDAH.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTemas em psicologia. São Paulo. Vol. 26, n.1 (jan./mar. 2018), p. 243-261.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrastorno por Déficit de Atención/Hiperactividaden
dc.subjectPsicoeducaçãopt_BR
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectPsicoeducaciónes
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectRevisión de literaturaes
dc.titlePsicoeducação do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade : o que, como e para quem informar?pt_BR
dc.title.alternativePsychoeducation for attention deficit/hyperactivity disorder : what, how and who shall we inform?en
dc.title.alternativeLa psicoeducación del trastorno por déficit de atención/hiperactividad : qué, cómo ya quién informar?es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118984pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples