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dc.contributor.advisorSalum Junior, Giovanni Abrahãopt_BR
dc.contributor.advisorRohde, Luis Augusto Paimpt_BR
dc.contributor.authorManfro, Arthur Guspt_BR
dc.date.accessioned2020-12-30T04:22:32Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216954pt_BR
dc.description.abstractO diagnóstico em psiquiatria é classicamente determinado avaliando a presença de sinais e sintomas, conforme operacionalizado pelos manuais diagnósticos vigentes. Essa abordagem descritivo-fenomenológica é questionada por modelos alternativos da nosologia psiquiátrica, que pretendem construir sistemas de classificação baseados em critérios objetivos, como o Research Domain Criteria (RDoC). Os dois estudos dessa tese inserem-se nesse contexto, objetivando avaliar falhas no sistema classificatório vigente (Estudo #1) e testar a validade de estratégias alternativas de classificação (Estudo #2). Os estudos utilizam como base o Estudo Brasileiro de Alto Risco para Transtornos Psiquiátricos, uma coorte de jovens brasileiros (n=2.511) que integra avaliações clínicas, neuropsicológicas, genéticas e de neuroimagem. O primeiro artigo visou avaliar a presença de casos de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) com início após os 12 anos de idade, desrespeitando a exigência etária do 5º Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). Esse estudo identificou participantes com TDAH de início na adolescência e mostrou que esses jovens, apesar de não terem transtornos mentais antes de incidirem com TDAH, já apresentavam mais sintomas psiquiátricos e pior performance escolar e executiva. Tal resultado leva à hipótese de que o TDAH de início tardio possa ser entendido como uma manifestação da maior psicopatologia de base dos participantes acometidos, por meio de uma continuidade heterotípica. O segundo estudo testou se uma classificação baseada exclusivamente nas funções executivas dos participantes seria capaz de associar-se e de predizer desfechos de interesse clínico e correlatos biológicos. Os resultados mostraram que uma classe de participantes com déficits de funções executivas mostrou, 8 independentemente de transtornos mentais e da inteligência, maiores dificuldades na vida social, familiar e escolar, diferenças em marcadores genéticos de risco e menores áreas de superfície corticais. Esse estudo demontrou que uma classificação baseada em critérios objetivos pode ser operacionalizada em uma ferramenta de interesse clínico. A tese conclui que adequação de sistemas diagnósticos na psiquiatria deve ser empiricamente testada, de forma que suas limitações e/ou potencialidades possam ser devidamente abordados.pt_BR
dc.description.abstractPsychatric diagnoses are classicaly determined by evaluating the presence of signs and symptoms, as operationalized by the current diagnostic manuals. This descriptive-phenomenological approach is questioned by alternative models of psychiatry nosology, which aim to develop classificatory systems bases on objetctive criteria, e.g the Research Domain Criteria (RDoC). Both studies of this thesis are inserted in this context, aiming o evaluate flaws in the current classificatory system (Study #1) and test the validity of alternative classification strategies (Study #2). The studies use as base the Brazilian High-Risk Study for Psychiatric Disorders (n=2,511), which integrates clinical, neuropsychological, genetical and neuroimaging evaluations. The first study’s goal was to investigate the presence of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) with an age of onset after 12 yers old, therefore disrespecting the age-criterion of the 5th Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5). This study identified participants with youth-onset ADHD e showed that that they, despite noth having prior psychiatric comorbidities before ADHD incidence, already showed more psychiatric symptoms and worse school and executive function performances. The results raise the hypothesis that late-onset ADHD can be understood as a manifestation of the higher base psychopathology of the affected participants, through an heterotypical continuity. The second study testes whether a classification based only on executive functions measures of the participants was capable of associating and predicting clinically relevant outcomes and biological correlates. The results showed that an executive dysfunction class had higher impairment on school, family and social life, differenes on genetic risk markers and lower cortical surface areas, over and above psychiatric disorders and intelligence. This study demonstrated that an objective-based classification may be 10 operationalized in a clinically useful tool. The thesis concludes that the adequacy of psychiatric diagnostic systems must be empirically tested, so that its limitations and/or potentialities can be properly addressed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChild psychiatrymen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectADHDen
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectExecutive functionen
dc.subjectPsychopathologyen
dc.subjectSinais e sintomaspt_BR
dc.subjectClassificaçãopt_BR
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectManual diagnóstico e estatístico de transtornos mentaispt_BR
dc.titleClassificação diagnóstica em psiquiatria da infância e adolescência : limitações vigentes e modelos alternativos guiados pelos dadospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001119296pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamentopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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