Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilveira, Rosa Maria Hesselpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-28T04:15:20Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216917pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo analisar os artigos publicados sobre leitura e alfabetização de 1998 a 2002 em revistas consideradas de excelência na área de educação, buscando identificar questões de autoria, temáticas mais freqüentes e tendências teóricas. Entre outros dados, a análise evidenciou a maior freqüência de temas como: livros de leitura, história da leitura e da educação, a professora como leitora, letramento ou alfabetismo e políticas públicas, trabalho com crianças, a leitura e as novas tecnologias. O estudo mostra também a emergência do conceito de letramento (literacy) como importante conceito explicativo do período estudado.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at analyzing articles on reading and literacy published in magazines considered excellent in the field of education from 1998 to 2002, seeking to identify issues of authorship, most frequent topics and theoretical tendencies. Among other data, the analysis has shown the most frequent topics to be: reading books, history of reading and education, the female teacher as reader, literacy and public policies, experiences with children, reading and new technologies. This study also shows the emergence of concept literacy as explaining the studied period.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 163-178pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcademic journalsen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectPeriódicospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleAlfabetização e leitura : qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?pt_BR
dc.title.alternativeLiteracy and reading: what is the academic pedagogical journals gaze? en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000499843pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples