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dc.contributor.advisorAltenhofen, Cleo Vilsonpt_BR
dc.contributor.authorLain, Marguete Juliana Schmidtpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-27T04:12:46Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216909pt_BR
dc.description.abstractO conhecimento de mais de uma língua nos dias de hoje constitui, sem dúvida, uma condição essencial para aqueles que desejam não apenas se comunicar com o mundo, mas também competir no mercado de trabalho e garantir o acesso aos meios de comunicação, a ciência e à tecnologia. Não obstante esse fato, é preciso reconhecer que a aprendizagem de uma segunda língua não acontece de forma rápida e isenta de dificuldades, ainda mais considerando o quadro atual do sistema educacional brasileiro onde a segunda língua e ensinada/aprendida como língua estrangeira. Dai decorre que fora do contexto escolar, o aprendiz de L2 dispõe de raras oportunidades (senão quase inexistentes) de expandir sua aprendizagem Deste modo, coloca-se ao professor de L2 a exigência que se otimize aquilo que é ensinado em sala de aula através de uma abordagem, onde o aluno assume a responsabilidade sobre a sua própria aprendizagem tornando-se, desta forma, um aprendiz autônomo e bem-sucedido. Uma das maneiras de atingir tal objetivo e através da exploração de estratégias de aprendizagem conforme o treinamento estratégico proposto por Oxford (1990), o qual engloba o conhecimento sobre as estratégias de aprendizagem e o uso consciente das mesmas. Partindo do pressuposto de que é possível treinar o aluno no uso dessas estrategias, procedemos, então, a pesquisa em sala de aula, durante um período de aproximadamente dois semestres letivos, aplicando o método de Oxford a um estudo comparativo entre dois grupos falantes de português como L1 e aprendizes de inglês como L2. Foram duas as conclusões mais importantes obtidas nesta pesquisa. Em primeiro lugar, verificamos que poucos são os alunos que fazem uso de estrategias de aprendizagem e quando o fazem, o fazem, na maioria dos casos, de forma inconsciente não importando qual a idade dos mesmos. Entretanto, a nossa segunda constatação nos leva a crer que o aluno desafiado e ensinado a aprender, dentro de uma abordagem interativa, pode obter autonomia e sucesso na sua aprendizagem. O presente estudo visa, através do que foi observado e desenvolvido, contribuir para mostrar novos horizontes tanto aos professores de línguas estrangeiras quanto aos de outras áreas do ensino em geral.pt_BR
dc.description.abstractThere is no denying that the learning of other languages is nowadays essential to those who want to keep in touch with the outside world as well as to guarantee economic advantage, for access to modern science and technology, international communication and so on Nevertheless, to learn another language is not an easy task considering the status of second languages in Brazil - foreign languages. This means that the support for the target language development is very limited outside the school environment. The right approach and appropriated contexts must be searched by teachers in order to help learners optimizing the learning that takes place in the classroom Learning strategies play an important role in the learning process since they can provide several ways to learn efficiently. Strategy awareness and training are a new trend on the business of teaching and learning foreign languages Strategies are important tools students can use to become better learners who are mainly in charge of their own ways to achieve sucessful competence in the target language. They should be given special attention for they can enlarge and enrich teachers' classrooms and students' knowledge and autonomy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.titleTreinamento estratégico em segunda língua : ensinando o aluno a aprenderpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000313267pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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