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dc.contributor.authorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Amurabi Pereira dept_BR
dc.date.accessioned2020-12-17T04:09:38Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2175-6600pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216594pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca compreender a relevância da temática da violência nos currículos do ensino de sociologia, voltados para a Educação Básica. Através da realização do Minicurso: Sociologia das Conflitualidades na Educação Básica, destinado à formação continuada de professores de Sociologia da Educação Básica da Rede Pública de Florianópolis, Santa Catarina, procura-se analisar, fundamentando-se teoricamente em estudos da sociologia da violência, a centralidade dessa questão no ensino de sociologia contemporâneo. No minicurso, buscou-se se debruçar sobre estudos sociológicos da violência, do gênero e da sexualidade, do racismo e dos direitos humanos, com vistas às reflexões e trocas de experiências sobre didáticas, metodologias e tecnologias para a abordagem desses temas. As dificuldades e estratégias narradas pelos professores, no trato da questão da violência, assim como seus entendimentos sobre a necessidade de maior aprofundamento de conhecimentos a ela relativos, encaminham à conclusão de que o ensino de sociologia se vê cada vez mais comprometido com a abordagem dessas temáticas, visto o caráter multifacetário e urgente com o qual ela emerge nas instituições escolares.pt_BR
dc.description.abstractThis article seeks to understand the importance of the theme of violence in the sociology teaching curriculum, focused on Basic Education. Through the Mini Course: Sociology of Conflicts in Basic Education, aimed at the continuing education of teachers of Sociology of Basic Education in the Public Schools of Florianópolis, Santa Catarina, we analyze, based theoretically on studies of the sociology of violence, the centrality of this issue in teaching of contemporary sociology. In the mini course, we sought to focus on sociological studies of violence, gender and sexuality, racism and human rights, with a view to reflecting and exchanging experiences on didactics, methodologies and technologies to address these themes. The difficulties and strategies narrated by the teachers in dealing with the issue of violence, as well as their understandings about the need for further deepening of knowledge related to it, lead to the conclusion that the teaching of sociology is increasingly committed to this issue, given the multifaceted and urgent character with which it emerges in school institutions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDebates em Educação. Maceió. Vol. 12, n. 28 (set.dez. 2020), p. 232-244pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociology teachingen
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectSociology of conflictsen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.titleA sociologia das conflitualidades na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe sociology of conflict in basic education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001119491pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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