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dc.contributor.advisorPeroni, Rodrigo de Lemospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alfredo Emílio Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2020-12-11T04:12:07Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216423pt_BR
dc.description.abstractAs estradas de mineração são constituídas principalmente por vias não pavimentadas. Sua confecção, quando não seguida pelos padrões de qualidade e principais elementos geométricos, podem não suportar o tráfego constante dos equipamentos, além de não garantir a segurança esperada e o melhor desempenho dos equipamentos de produção. A consequência dessas deficiências em função de estrutura frágil, seleção inadequada de materiais e a falta de gerenciamento para sua conservação refletem diretamente na redução da produtividade, desgastes prematuros dos pneus, componentes do caminhão e gasto excessivo e inadequado de recursos de infraestrutura. Uma das formas de analisar indiretamente a qualidade dessas estradas é por meio da coleta de dados que os próprios caminhões fornecem durante o tráfego. A extração desses dados, através de sistema de despacho eletrônico da mina ou de sistema de monitoramento de equipamentos, permite a identificação e direcionamento mais adequado de esforço para manutenção e tratamento dos defeitos. O presente estudo tem como objetivo a investigação de indicadores operacionais que forneçam indícios sobre a qualidade das estradas de mineração. A abordagem sugerida nesse trabalho, compreende a análise de velocidades ao longo dos principais acessos da mina e leituras de variação na pressão na suspensão dos caminhões para identificação de defeitos nas pistas de rolagem. Para alcançar o objetivo do problema em questão, a metodologia aplicada consistiu em coletar o perfil de transporte desses acessos, cálculo da velocidade nas condições atuais e posteriormente propor melhorias nos segmentos que apresentam falhas. Uma coleta de registros da pressão nas suspensões dos caminhões também foi feita com intuito de localizar os principais defeitos em estradas de mineração. Os parâmetros coletados demonstraram uma relação direta com os pontos críticos identificados em campo através de inspeções visuais, validando os indicadores selecionados como parâmetros indiretos para análise de desempenho e direcionamentos de manutenção em estradas.pt_BR
dc.description.abstractMining roads consist mainly of unpaved roads. Its built, when not followed by quality standards and main geometric elements, may not withstand the constant traffic of the equipment, in addition to not guaranteeing the expected safety and the best performance of the production equipment. The consequence of these deficiencies due to the fragile structure, inadequate selection of materials, absence of compaction and the lack of management for their conservation, directly reflect on productivity, premature wear of tires and truck components and excessive expenses of infrastructure resources. One way to indirectly analyze the quality of these roads is by collecting data that the trucks themselves provide as they pass over the roads. The extraction of this data through the electronic dispatch system of the mine or the equipment monitoring system, allows the identification and more appropriate direction of effort for maintenance and treatment of defects. The present study aims to investigate operational indicators that provide evidence on the quality of mining roads. The approach suggested in this work, include the analysis of speeds along the main accesses of the mine, readings of variation in the pressure in the truck’s suspension to identify defects in the roads. In order to achieve the objective, the applied methodology consisted of collecting the transport profile of these accesses, simulating the speed in the current conditions and subsequently proposing improvements in the failing segments. A data collection of the pressure in the truck suspensions was also made in order to identify the main defects in mining roads. The collected parameters demonstrated a direct relationship with the critical points identified in the field through visual inspections, validating the selected indicators as indirect parameters for performance analysis and road maintenance directions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMineraçãopt_BR
dc.subjectMining roaden
dc.subjectRodovias não pavimentadaspt_BR
dc.subjectRoad designen
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.subjectEquipment monitoring systemen
dc.titleAnálise de qualidade de estradas de mineração utilizando indicadores operacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120532pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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