Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCamini, Patríciapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-11T04:11:53Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1809-5747pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216401pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta uma leitura possível para as origens do uso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização, o qual se efetiva por meio da classificação das escritas em níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky na obra Psicogênese da língua escrita. A partir de pesquisa de caráter bibliográfico e documental, argumenta-se que o ditado produz uma visibilidade que, organizada em certa cronologia, é significada em um discurso que faz aparecer a evolução das escritas infantis até o estágio alfabético. Por fim, entende-se que emergiu uma nova configuração de práticas para alfabetizar crianças em níveis heterogêneos de escrita em uma mesma turma - e não mais em turmas diferentes para cada nível de maturidade, como promoviam os Testes ABC, de Lourenço Filho.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents a possible reading for the origins of the use of the dictation four words and a sentence in writing instruction, which is effective through the classification of writing at levels described by Emilia Ferreiro and Ana Teberosky in the book Literacy before schooling. By using a bibliographic and documentary research approach, we argued that the dictation produces a visibility that, organized in a certain chronology, is signified in a discourse that shows the evolution of children’s writings up to the alphabetical level. Finally, we understood that a new configuration of practices to teach children to write in heterogeneous levels of writing in the same class has emer-ged - no longer in different classes for each level of maturity, as promoted by the ABC Tests, by Lourenço Filho.en
dc.description.abstractEl artículo presenta una lectura posible para los orígenes del uso del dictado de las cuatro palabras y una frase en la alfabetización, el cual se efectúa por medio de la clasificación de las escrituras en niveles descritos por Emilia Ferreiro y Ana Teberosky en el libro Los sistemas de escritura en el de-sarrollo del niño. . A partir de investigación bibliográfica y documental, se argumenta que el dictado produce una visibilidad que, organizada em cierta cronología, es significada em un discurso que hace aparecer La evolución de las escrituras infantiles hasta la etapa alfabética. Por último, se entiende que surgió una nueva configuración de prácticas para alfabetizar niños en niveles heterogéneos de escritura en una misma clase - y no más em clases diferentes para cada nivel de madurez, como promovían losTests ABC, de Lourenço Filho.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro: UFRJ. Vol. 13, n. 28 (2018), p. 648-668pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLevels of writingen
dc.subjectDictationen
dc.subjectAlbetizaciónes
dc.subjectNiveles de escrituraes
dc.subjectDictadoes
dc.titleO caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetizaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe case of the dictation four words and a sentence in literacy en
dc.title.alternativeEl caso del dictado de las cuatro palabras y una frase en la alfabetización brasileña es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001119202pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples