Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos : potencializando encontros no ensino de arte
Fecha
2016Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Esse projeto tem como tema a reflexão sobre a criação e utilização de materiais didáticos pelo professor de Ensino de Artes Visuais, de maneira a este permanecer constantemente ligado à pesquisa e à prática poética. Visa pensar os objetos criados como poéticos e disparadores de encontros significativos dos estudantes com conhecimentos artísticos em situações de aprendizagem. Os materiais didáticos estruturados nesta proposta não são meramente pensados com o intuito de ensinar, considerando um c ...
Esse projeto tem como tema a reflexão sobre a criação e utilização de materiais didáticos pelo professor de Ensino de Artes Visuais, de maneira a este permanecer constantemente ligado à pesquisa e à prática poética. Visa pensar os objetos criados como poéticos e disparadores de encontros significativos dos estudantes com conhecimentos artísticos em situações de aprendizagem. Os materiais didáticos estruturados nesta proposta não são meramente pensados com o intuito de ensinar, considerando um contexto tradicional no qual o professor domina os saberes que o aluno teria necessidade de assimilar. Sua criação e utilização, como ferramenta de ensino, propõe gerar encontros diferenciados em sala de aula, nos quais os alunos possam construir novos conhecimentos a partir da interação com os objetos, pensando a arte conectada interdisciplinarmente a outras áreas de conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem pensado neste projeto, a partir da utilização dos materiais didáticos como objetos poéticos propositores de experiências que possam ser significativas durante os encontros em sala de aula, quer fugir do automatismo, deseja propor uma suspensão dos sujeitos, deseja ser significativo por ocorrer de forma lenta, oportunizando o devido tempo que cada sujeito requer para que seja possível experimentar e protagonizar a própria aprendizagem. Esta investigação teórica relaciona-se com o estágio de docência obrigatório, tendo como principais referenciais teóricos: Miriam Celeste Martins, Jorge Larrosa e Luciana Gruppelli Loponte. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36091)Tesinas Artes Visuales (631)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License