Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Sara Regina dapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-09T04:12:56Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1517-9869pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216276pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre a presença de Zoltan Dienes em Porto Alegre e as atividades que desenvolveu junto a professores de matemática na I e II Jornada de Estudo e Aprendizagem da Matemática, respectivamente em 1972 e 1973. Nosso propósito é olhar para o Dienes formador de professores que através de eventos e cursosdivulgava suas ideias e métodos sobre “os modos de ensinar” a moderna matemática. As fontes utilizadas para o desenvolvimento do estudo foram jornais de circulação local, fotografiasedocumentos localizados no acervo do Grupo de Estudos sobre o Ensino deMatemática de Porto Alegre(GEEMPA)e do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, além de uma entrevista com a professora Esther Pillar Grossi, coordenadora do GEEMPA. Constatamos que a presença de Dienes foi amplamente divulgada pela imprensa local. As aulas-demonstração deixaram marcas e direcionaram ações do GEEMPA. Além disso, temos indícios de que a preocupação com a formação de professores estava muito presente tanto nas obras de Dienes como em suas práticas ao viajar por vários países ministrando palestras e cursos, que tinham o objetivo de divulgar suas ideias sobre oaprendizadodos conteúdos da moderna matemática.pt_BR
dc.description.abstractThe article aims to present a study on the presence of Zoltan Dienes in Porto Alegre and the activities he developed with teachers of mathematicsin the I and II Conference of Study and Learning of Mathematics, respectively in 1972 and 1973. Our purpose is to look at the teacher-training Dienes who through events and courses disseminated their ideas and methods on "the ways of teaching" modern mathematics. The sources used for the development of the study were local newspapers, photographs and documents located in the Study Group on Mathematics Teaching in Porto Alegre (GEEMPA)collection and the Mathematics Laboratory of the Institute of Education General Floresda Cunha, as well as an interview with teacherEsther Grossi, GEEMPA coordinator. We found that the presence of Dienes was widely reported in the local press. The demonstration classes left marks and directed actions of GEEMPA. In addition, we have indications that the concern with teacher training was very much present in Dienes's works as well as in his practices when traveling in several countries, giving lectures and courses aimed at disseminating his ideas about the learning of modern mathematics contents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação : teoria e prática. Rio Claro, SP. Vol. 29, n.62 (set./dez. 2019), p. 669-690pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of Mathematics Educationen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectMovement of Modern Mathematicsen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTeacher training that teaches Mathematicsen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrimary schoolen
dc.titleZoltan dienes e a formação de professores em Porto Alegre em tempos de matemática modernapt_BR
dc.title.alternativeZoltan dienes and the formation of teachers in Porto Alegre in times of modern mathematics en
dc.title.alternativeZoltan dienes y la formación de profesores en Porto Alegre en épocas de m atemática moderna es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001119654pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples