Artesanato, estética do cotidiano e acolhimento num espaço não escolar
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O fio condutor do presente trabalho é o “fazer artesanato” e procura discutir várias questões que surgem quando lançamos um olhar um pouco mais aprofundado e sensível para esse ofício, dentre elas a estética do cotidiano e os fazeres especiais, na concepção de Ivone Richter (2003), procurando relacionar tais questões ao ambiente de uma loja de artesanato onde são ministradas cursos que visam a ensinar algumas formas desse tipo de arte, tais como pintura em caixas de MDF e tecidos, decoupage, cr ...
O fio condutor do presente trabalho é o “fazer artesanato” e procura discutir várias questões que surgem quando lançamos um olhar um pouco mais aprofundado e sensível para esse ofício, dentre elas a estética do cotidiano e os fazeres especiais, na concepção de Ivone Richter (2003), procurando relacionar tais questões ao ambiente de uma loja de artesanato onde são ministradas cursos que visam a ensinar algumas formas desse tipo de arte, tais como pintura em caixas de MDF e tecidos, decoupage, crochê, tricô e outros. Abordar essas questões envolve, necessariamente, refletir sobre as definições (ou indefinições) sobre os conceitos de cultura, estética, bem como sobre o que pode ser considerado de bom ou de mau gosto. Somente após libertarmos as amarras de certas visões e conceitos rígidos, que enquadram a arte ou a cultura num modelo predefinido, é que realmente conseguiremos lançar um olhar mais sensível e compreensivo para o artesanato e também para as pessoas que fazem dele um elemento importante do seu dia a dia. Refletir sobre essas questões nos permitiu ter uma nova visão sobre a arte, em um sentido amplo, bem como a arte do artesanato, especificamente, que é minha vivência diária na loja, ambiente que será descrito e retratado neste TCC, bem como os trabalhos que são produzidos nas oficinas. ...
Abstract
The guiding thread of this work is “making crafts”; it aims to discuss issues that arise when we take a more in-depth and sensitive look at this occupation – such as the aesthetics of daily life and the concept of “making special”, according to Ivone Richter (2003). Thereby, we seek to relate the points above to the environment of handicraft shop, where there are courses that pursue to teach some styles of this art, such as painting in boxes and fabrics, decoupage, crochet, knitting and others. ...
The guiding thread of this work is “making crafts”; it aims to discuss issues that arise when we take a more in-depth and sensitive look at this occupation – such as the aesthetics of daily life and the concept of “making special”, according to Ivone Richter (2003). Thereby, we seek to relate the points above to the environment of handicraft shop, where there are courses that pursue to teach some styles of this art, such as painting in boxes and fabrics, decoupage, crochet, knitting and others. At studying this art, we end up reflecting on definitions (or indefinitions) about the concepts of culture, aesthetics, as well as what can be considered good or bad taste. Some concepts, or rigid visions, can stuck your view in a limited model of seeing the art/culture; once released, you have the opportunity of taking a more sensitive and understanding look at handicrafts and the crafters. When we start to reflect about these issues, it allows us to have a novel vision of art, in a broad sense, and also of handicrats, which is specifically my daily experience in the store, which is a place that provides an environment that will be described and portrayed in this work, as well as the crafts that are created in the workshops. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License