Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRamos, Luciana Dominguespt_BR
dc.contributor.authorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.date.accessioned2020-12-09T04:12:03Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216231pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem por objetivo apresentar considerações relacionadas à cultura digital, seus desafios e possibilidades na Educação. O recorte principal desta produção é o potencial pedagógico de um trabalho apoiado pelas mídias, pelas linguagens e convergências digitais em direção à construção do conhecimento na perspectiva ética-estética dessa relação. O tensionamento é provocado com contribuições de autores como Pierre Lévy, Massimo Canevacci, Henry Jenkins, Martha Marandino, Myriam Krasilchik, entre outros estudiosos desse mundo da educação, comunicação e cultura digital. O trabalho conclui que o contexto amplificado e convergente da cultura digital pode ser visto sob uma perspectiva que o entenda como um aliado da escola, não somente no acesso à informação e ao conhecimento, mas um mobilizador de propostas participativas de educação, em oposição a uma educação bancária, que ressignifica as relações, visibiliza as construções da escola, o conhecimento científico escolar e viabiliza a formação de um sujeito autor, colaborador, comunicador, ético e cidadão também em contexto digital.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to present considerations related to the digital culture, its challenges and possibilities for Education. The focus of this study is the pedagogical potential of work supported by the media, by the digital convergences and languages towards the construction of knowledge under the ethical-aesthetical perspective of this relationship. Tension is built up by the contributions of authors such as Pierre Lévy, Massimo Canevacci, Henry Jenkins, Martha Marandino, Myriam Krasilchik, among other scholars of the world of education, communication and digital culture. This paper concludes that the amplified and convergent context of the digital culture may be seen under the perspective that understands it as an ally of the school, not only regarding access to information and knowledge, but also as a way of mobilizing participatory proposals in education, as opposed to a banking education, which redefines the relations, makes the constructions and the scientific knowledge in the school visible and enables the development of a subject that is an author, collaborator, communicator, an ethical citizenship also in the digital context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 8, n. 2 (2019), p. 1-12.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTeaching Sciencesen
dc.subjectConvergence Cultureen
dc.titlePerspectivas sobre o uso de metodologias ativas no contexto da cultura digitalpt_BR
dc.title.alternativeEducation in the digital culture context : pedagogical potency and visibility possibilities for school scientific knowledgeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001119619pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples