Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCorrêa, Maiara Lenine Bakalarczykpt_BR
dc.contributor.authorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.date.accessioned2020-12-09T04:11:50Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216219pt_BR
dc.description.abstractFrente aos desafios atuais da educação em contexto de cultura digital e de sociedade da informação, é importante pensar sobre as abordagens metodológicas utilizadas em sala de aula de modo a oportunizar a formação de um estudante atuante sobre esse contexto social e cultural. Nesse sentido, as metodologias ativas demonstram possibilidades de trabalho onde o estudante pode ter ação autônoma, criativa e exploradora do aprendizado fortalecido pelo suporte do professor enquanto mediador e questionador. O presente artigo se propõe a explorar perspectivas quanto ao uso dessas metodologias ativas diante do cenário cultural atual, refletindo sobre cultura, cada dia mais também digital, e sobre as relações feitas entre os termos ‘metodologias ativas’ e ‘aprendizagem ativa’, a partir do questionamento sobre a sua relevância pedagógica e as discussões existentes entre as metodologias e o momento social/cultural em que se vive. Em reflexão referente a isso, percebe-se o uso dessas metodologias enquanto possibilidade de fornecer um espaço mais atuante para o estudante, que é um ser naturalmente ativo, em sala de aula e trabalhar com diferentes metodologias favorecendo as várias habilidades presentes nos estudantes de uma turma.pt_BR
dc.description.abstractFaced with the current challenges of education in the context of digital culture and information society, it is important to think about the methodological approaches used in the classroom in order to provide an opportunity for the formation of a student active in this social and cultural context. In this sense, the active methodologies demonstrate work possibilities where the student can have autonomous, creative and exploitative learning action strengthened by the support of the teacher as a mediator and questioner. This article aims to explore perspectives on the use of these active methodologies in the current cultural scenario, reflecting on culture, increasingly digital as well, and on the relationships between the terms 'active methodologies' and 'active learning', based on questioning about its pedagogical relevance and the existing discussions between the methodologies and the social / cultural moment in which it lives. Reflecting on this, we can see the use of these methodologies as a possibility to provide a more active space for the student, who is a naturally active being, in the classroom and work with different methodologies favoring the various skills present in the students of a school. class.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 8, n. 2 (2019), p. 1-20.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectActive methodologiesen
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectDigital cultureen
dc.subjectTeachingen
dc.titlePerspectivas sobre o uso de metodologias ativas no contexto da cultura digitalpt_BR
dc.title.alternativePerspectives on the use Of methodologies active in the context Of digital culture en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001119616pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples