Terapia cognitivo-comportamental focada no trauma no contexto de acolhimento institucional
dc.contributor.author | Corrêa, Mikael Almeida | pt_BR |
dc.contributor.author | Dias, Ana Cristina Garcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Zimmer, Marilene | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-05T04:28:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-5687 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/216174 | pt_BR |
dc.description.abstract | O acolhimento institucional visa oferecer experiências reparadoras a jovens afastados do convívio familiar - processo que pode ser facilitado pela atuação do psicólogo. Apesar de ser uma prioridade do acolhimento, a reintegração familiar destes jovens ainda é um evento pouco frequente no contexto brasileiro. O objetivo deste relato de experiência profissional é descrever o atendimento psicológico de um jovem em acolhimento, que buscou facilitar a sua transição para o convívio familiar. O atendimento foi realizado em uma clínica escola no interior do Rio Grande do Sul, e teve como base a Terapia Cognitivo-Comportamental Focada no Trauma (TCC-FT), com ênfase na narrativa do trauma. A história de vida do paciente foi retratada através de desenhos, possibilitando a reestruturação crenças e de memórias traumáticas que dificultavam sua reintegração familiar e sua saída da casa de acolhimento. Este trabalho exemplifica uma adaptação positiva ao acolhimento institucional e uma posterior reintegração familiar, e descreve como intervenções narrativas podem ser adaptadas ao trabalho com desenhos e imagens mentais. Essa abordagem da TCC-FT com desenhos e imagens mentais demonstra ser promissora no trabalho com jovens em acolhimento, pois pode facilitar o acesso e elaboração de eventos traumáticos, bem como o processo de reintegração familiar. | pt_BR |
dc.description.abstract | The foster care aims to offer reparative experiences for youth deprived from family life - a process that can be aided by the psychologist. The return of youth into family life is a priority. Although, the reintegration is still na uncommon event in the Brazilian context. The aim of this professional experience report is to describe the psychological attendance of a youth in foster care, which aimed to facilitate his transition into family life. The attendance take place in a clinic school at the state of Rio Grande do Sul (Brazil), and was based on Trauma-Focused Cognitive Behavioral Therapy (TF-CBT), with emphasis on the trauma narrative. The patient's life history was portrayed through drawings, making possible the restructure of beliefs and traumatic memories which made him worried about family reintegration and leaving the host house. This report exemplifies a positive adaptation to a foster care institution and subsequent family reintegration, and describes how narrative interventions can be adapted to the work with drawings and mental images. This CBT-FT approach with drawings and mental images shows promise with youth in foster care, as it can facilitate the access and elaboration of traumatic events, as well as the process of family reintegration. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de terapias cognitivas. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 130-140. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Clinical psychology | en |
dc.subject | Terapia cognitivo-comportamental | pt_BR |
dc.subject | Criança acolhida | pt_BR |
dc.subject | Cognitive-behavioral therapy | en |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Institucionalized child | en |
dc.subject | Adolescente institucionalizado | pt_BR |
dc.subject | Trauma psicológico | pt_BR |
dc.subject | História de vida | pt_BR |
dc.title | Terapia cognitivo-comportamental focada no trauma no contexto de acolhimento institucional | pt_BR |
dc.title.alternative | Focused cognitive-behavioral therapy in foster care context | pt |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001118956 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39559)Ciências Humanas (6795)