Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.contributor.authorCarlotto, Rodrigo Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Clarissa Tochetto dept_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-05T04:28:05Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1679-3390pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216173pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigou as principais dificuldades enfrentadas por estudantes universitários durante o ingresso no ensino superior e se a percepção das mesmas poderia variar em função do gênero, do semestre no curso, do fato do estudante estar frequentando o curso inicialmente desejado e tipo de instituição. Participaram dessa pesquisa 423 estudantes. Através de duas questões abertas, investigou-se as principais dificuldades acadêmicas e não acadêmicas vivenciadas pelos estudantes. As respostas foram submetidas a análise de conteúdo temática. A principal dificuldade acadêmica observada foi relacionada a diferenças entre o ensino médio e o superior. Já entre as dificuldades não acadêmicas, "gestão do tempo" foi a mais frequentemente citada. Alunos da Universidade tenderam a apresentar um pouco mais de dificuldades do que os do Instituto Federal. Implicações metodológicas e práticas dos resultados são discutidas.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigated the main difficulties faced by undergraduate students when entering higher education, and whether their perception could vary according to gender, semester, if the student is attending the course initially desired and type of institution. 423 students participated in this study. Through two open questions, the main academic and non-academic difficulties experienced by the students were investigated. The answers were submitted to thematic content analysis. The main academic difficulty observed was related to differences between high school and higher education. Among the non-academic difficulties, "time management" was the most frequently cited. Students from the University tended to present a little more difficulties than those of the Federal Institute. Methodological and practical implications of the results were discussed.en
dc.description.abstractEste estudio investigó las principales dificultades enfrentadas por estudiantes universitarios al ingresar a la educación superior y si la percepción de las mismas podría variar con relación al género, semestre, hecho del estudiante estar frecuentando la carrera inicialmente deseada y tipo de institución. Participaron en la investigación 423 estudiantes. A través de dos cuestiones abiertas, se estudiaron las principales dificultades académicas y no académicas vivenciadas por los estudiantes. Las respuestas fueron sometidas a análisis de contenido temático. La principal dificultad académica observada está relacionada con las diferencias entre la enseñanza media y superior. Entre las dificultades no académicas, "la gestión del tiempo" fue citada con mayor frecuencia. Los estudiantes de la Universidad tienden a presentar un poco más de dificultades que los de la Institución Federal. Se discuten las implicaciones metodológicas y prácticas de los resultados.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de orientação profissional. São Paulo, SP. Vol. 20, n.1 (jan./jun. 2019), p. 19-30.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectStressful eventsen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTransitionen
dc.subjectUndergraduate studentsen
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectAcademic difficultiesen
dc.subjectNon-academic difficultiesen
dc.subjectEventos estresanteses
dc.subjectTransiciónes
dc.subjectEstudiantes universitarioses
dc.subjectDificultades académicases
dc.subjectDificultades no académicases
dc.titleDificuldades percebidas na transição para a universidadept_BR
dc.title.alternativeDificultades percibidas en la transición para la universidad es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118929pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples