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dc.contributor.authorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-05T04:28:02Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0102-5473pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216171pt_BR
dc.description.abstractO artigo tematiza processos de educação vividos por uma comunidade judaica em Porto Alegre, tendo como foco a construção de uma escola, a ÍdichSchule. A temporalidade da pesquisa compreende, como marco inicial, o ano de 1922, data de fundação da primeira sinagoga e da escola, até o ano de 1956, quando esta passa por importantes transformações, passando a oferecer o Curso Ginasial. O corpus empírico consiste em narrativas de memória oral de pessoas longevas, a grande maioria de origem judaica, estudantes e/ou professores desta instituição educativa. São entrevistas produzidas entre as décadas de 1980 e 1990 que se encontram arquivadas em um acervo judaico, transpostas para a cultura escrita. O interesse da pesquisa reside no que foi escolhido pelos narradores como lembranças das vivências comunitárias. Por meio da análise documental, produziu-se uma inteligibilidade acerca das memórias desses sujeitos que conservam, quase que visceralmente, o apreço pela cultura escrita. De tudo o que se investigou, pode-se dizer que a construção de um lugar para estudar era tão importante quanto um lugar para rezar. É nessa interface que se constitui a ÍdichSchule, uma instituição que precisou, como muitas outras, superar as oposições para integrar-se à sociedade brasileira. Neste sentido, infere-se que havia uma intenção assimilacionista, em meio às discussões sobre a condição dos judeus na sociedade brasileira. Nas disputas, que se traduziam especialmente nos entendimentos acerca da formação dos estudantes, buscou-se uma conciliação entre aqueles que priorizavam o ensino religioso e aqueles que defendiam uma maior laicização da educação.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is about processes of education lived by a Jewish community in Porto Alegre, and focuses on the construction of a school, the ÍdichSchule. The research covers the period from 1922, date of foundation of the first synagogue and of the school, to the year of 1956, when this school goes through important transformations, and begins to provide High School education. The empirical corpus consists of narratives of oral memory by long-lived people, mostly of Jewish origin, students and/or teachers from this educational institution. The interviews were produced between the decades of 1980 and 1990, which were filed in a Jewish collection, and had been translated to a written culture. This investigation is interested in aspects that were chosen by the narrators as memories of communal experiences. By means of documentary analysis, it was possible to understand the memories of these individuals who preserve, almost viscerally, an appreciation for written culture. Above all, it is possible to state that the construction of a place to study was as important as a place to pray. Therefore, ÍdichSchule was constituted in this interface; it was an institution that needed, as well as many others, to surpass oppositions in order to fit in the Brazilian society. In this sense, it is possible to infer that there was an intention of assimilation amid discussions on the Jewish situation in Brazilian society. In disputes, which were expressed through understandings around students’ development, they sought a conciliation between the ones that prioritized religious teaching and those that defended a more secular education.en
dc.description.abstractL’article traite des procédures de l’éducation eprouvés par une communauté juive à Porto Alegre, en se concentrant sur la construction d’une école, la ÍdichSchule. La temporalité de la recherche comprend, comme point de départ, l’année 1922, date de fondation de la première synagogue et l’école, jusqu’en 1956, quand il subit des transformations importantes à offrir le Curso Ginasial. Le corpus empirique est constitué de récits de mémoire orale de personnes agées, la pluspart d’origine juive, étudiants et/ou professeurs dans cette institution d’enseignement. Sont entrevues produites entre 1980 et 1990 des décennies qui sont archivées dans un acquits traduit dans la culture écrite. L’intérêt de la recherche réside dans qui a été choisi par les narrateurs comme souvenirs d’expériences de la communauté. Grâce à l’analyse de documents, s’est produit une intelligibilité sur les souvenirs de ceux qui préservent, presque viscéralement, l’appréciation de la culture écrite. L’objet d’une enquête, on peut dire que la construction d’un lieu à l’étude était aussi importante comme un endroit pour prier. Sur cette interface qui est le ÍdichSchule, une institution qui a besoin, comme beaucoup d’autres, surmonter l’opposition à se joindre à la société brésilienne. En ce sens, en déduit qu’il y avait l’intention assimilacioniste, au milieu des discussions au sujet de la condition des Juifs dans la société brésilienne. Dans les disputes, qui étaient traduit en particulier des accords sur la formation des étudiants, un rapprochement entre ceux qui donnaient la priorité à l’enseignement religieux et ceux qui prônaient la sécularisation accrue de l’éducation.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 19, n. 1 (jan./jun. 2001), p. 107-127pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.titleMemórias da ÍdichSchule : movimentos de uma escola judaica, pelas narrativas de estudantes e professores (1922 – 1956, Porto Alegre/RS)pt_BR
dc.title.alternativeÍdichSchule Memories : movements of a Jewish school, through the narratives of students and teachers (1922-1956, Porto Alegre/RS)en
dc.title.alternativeMouvements d’une école juive pour les récits d’étudiants et d’enseignants ( 1922-1956, Porto Alegre/RS ) fr
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001112193pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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