Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGrimaldi, Lucas Costapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-05T04:27:56Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0102-7735pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216162pt_BR
dc.description.abstractO estudo analisa os diferentes espaços ocupados pelo Colégio de Aplicação/UFRGS, a partir de 1954, ano de sua criação, até 1996, quando deixou o Campus Central, transferindo--se para uma sede própria. O corpus documental da pesquisa são narrativas de antigos discentes e docentes, publicadas na Revista Cadernos do Aplicação (2004), edição comemorativa aos cinqüenta anos do colégio. Examinamos, nesses escritos, questões referentes à memória, sobre-tudo a composição das lembranças deste espaço escolar. Cada texto constitui-se em uma versão do passado, pois o rememorar implica em uma construção acerca do que se viveu, atravessada por diferentes clivagens, tendo o presente como fio condutor. Apostamos na potência dessas narrativas como indícios de uma escola de outra época. Por meio delas, aqui transformadas em documentos, são possíveis, pelas lentes da História, aproximações de um tempo pretérito de uma instituição educativa que tem sua história atrelada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.description.abstractThe study analyzes the different spaces occupied by Colégio de Aplicação/UFRGS, from 1954, year of its foundation, until 1996, when it lefts the Central Campus, being transferred to its own place. The research documents are narratives of graduated students and teachers, publi-shed in an edition of the Journal of the application (2004), commemorating the 50 years of the college. We examined these writings, memory issues, especially the composition of the memories of this school space. Each text is a version of the past, whose remembrance involves a construction about what lived, crossed by different divisions, having this as a thread. We bet on the power of these narratives as evidence of a school from another time. Through them and the history’s lens, here transformed into documents, it is possible to approache a past tense of an educational insti-tution that has its story tied to the Federal University of Rio Grande do Sulen
dc.description.abstractEl estudio analiza los diferentes espacios ocupados por el Colégio de Aplicação/UFRGS, desde 1954, año de su creación, hasta 1996, cuando abandonó el Campus Central, transfiriéndose a un núcleo propio. El corpus documental de la investigación son narraciones de antiguos alumnos y profesores, publicados en una edición de la Revista Cadernos do Aplicação (2004), conmemorativa de los cincuenta años del colegio. Hemos examinado en estos escritos, cuestiones referentes a la memoria, especialmente la composición de los recuer-dos de este espacio de la escuela. Cada texto se constituye en una versión del pasado, pues el rememorar implica en una construcción acerca de lo que se vivió, atravesada por diferentes clivajes, teniendo el presente como un hilo conductor. Apostamos en la potencia de estas narra-tivas como evidencias de una escuela de otro tiempo. A través de ellas, aquí transformadas en documentos, son posibles, por las lentes de la historia, aproximaciones a un tiempo pasado de una institución educativa que tiene su historia ligada a la Universidade Federal do Rio Grande do Sul.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em questão. Natal. Vol. 56, n. 48 (abr./jun. 2018), p. 140-170pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool spaceen
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectSchool cultureen
dc.subjectEspacio escolares
dc.subjectCultura escolares
dc.title“A torre azul” : memórias de espaços escolares pelas narrativas de estudantes e professores (1954-1996)pt_BR
dc.title.alternative"The blue tower" : memories of school spaces by narratives of students and teachers (1954-1996)en
dc.title.alternative"La torre azul" : memorias de espacios escolares através de narrativas de estudiantes y profesores (1954-1996)es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001112189pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples