Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Clarissa Tochetto dept_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-05T04:27:52Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1516-3687pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216154pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma cartilha on-line sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desenvolvida para estudantes universitários como uma forma de psicoeducação. Participaram deste estudo 241 pessoas com escolaridade superior incompleta ou completa. O nível de conhecimento sobre TDAH da amostra foi avaliado antes e depois da leitura da cartilha. Tanto os instrumentos de avaliação quanto a cartilha foram disponibilizados on-line. Os dados foram analisados por meio do teste de Wilcoxon. Os resultados mostraram que a cartilha on-line foi efetiva para aumentar o conhecimento sobre o TDAH dos participantes. Além disso, identificaram-se os conteúdos de maior e menor conhecimento da amostra, bem como aqueles nos quais a cartilha foi mais informativa. Conclui-se que a elaboração de materiais sobre o TDAH pode ser uma forma de informar sobre o transtorno e, também, uma fonte de informação complementar ao tratamento.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the effectiveness of an online booklet on Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) in college students as a form of psychoeducation. Two hundred and forty-one participants with either incomplete or complete higher education took part in the study as the sample group. The level of knowledge about ADHD in the sample was assessed before and after reading a psychoeducational booklet on ADHD. Both the evaluation instruments and the booklet were available online. Data were analyzed using Wilcoxon test. Results showed that the online booklet was effective in increasing participants’ ADHD knowledge. In addition, it was possible to identify the contents of greater and lesser knowledge of the sample, as well as those that the booklet was more informative. The study concluded contents about which the development of materials on ADHD can be a way to inform about the disorder and also a source of information complementary to treatment.en
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio fue evaluar la efectividad de una cartilla online sobre el Trastorno del Déficit de Atención/Hiperactividad (TDAH) en estudiantes universitarios como psicoeducación. Participaron de ese estudio 241 personas con escolaridad superior incompleta o completa. El nivel de conocimiento sobre TDAH de la muestra fue evaluado antes y después de la lectura de una cartilla psicoeducativa sobre el TDAH. Tanto los instrumentos de evaluación como la cartilla se pusieron online. Los datos se analizaron mediante la prueba de Wilcoxon. Los resultados mostraron que la cartilla fue efectiva para aumentar el conocimiento sobre el TDAH de los participantes. Fue posible identificar los contenidos de mayor y menor conocimiento de la muestra, así como aquellos que la cartilla fue más informativa. Se concluye que la elaboración de materiales sobre el TDAH puede ser una forma de informar sobre el trastorno y también una fuente de información complementaria al tratamiento.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 20, n.2 (maio/ago. 2018), p. 268-280.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectAttention Deficit Disorder with Hyperactivityen
dc.subjectPsicoeducaçãopt_BR
dc.subjectPsychoeducationen
dc.subjectCollege studentsen
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectServiços on-linept_BR
dc.subjectInformationen
dc.subjectPreventionen
dc.subjectTrastorno por Déficit de Atención con Hiperactividades
dc.subjectPsicoeducaciónes
dc.subjectEstudiantes universitarioses
dc.subjectInformaciónes
dc.subjectPrevenciónes
dc.titleEfetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitáriospt_BR
dc.title.alternativeEffectiveness of a psychoeducational booklet on ADHD in college students en
dc.title.alternativeEficacia de una cartilla psicoeducativa sobre el TDAH en estudiantes es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118987pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record