O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política
Fecha
2019Otro título
The cycle of educational public policies : the tortuous path between policy maker and policy implementer
Materia
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos para o aprofundamento do debate sobre o ciclo de políticas públicas educacionais, as etapas do ciclo de políticas e um conjunto de elementos que oportunizem a mobilização e geração de conhecimento acerca do campo de políticas públicas. A partir disto apresentamos a importância do PNE como propulsor de políticas educacionais e de quanto estas políticas, quando não entendidas ou aprofundadas acabam por impedir sua implementação. Para isso m ...
Este artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos para o aprofundamento do debate sobre o ciclo de políticas públicas educacionais, as etapas do ciclo de políticas e um conjunto de elementos que oportunizem a mobilização e geração de conhecimento acerca do campo de políticas públicas. A partir disto apresentamos a importância do PNE como propulsor de políticas educacionais e de quanto estas políticas, quando não entendidas ou aprofundadas acabam por impedir sua implementação. Para isso mostramos os resultados através de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública estadual. ...
Abstract
This article aims to present some concepts aiming to deepen the debate on the cycle of educational public policies, the stages of the policy cycle and a set of elements that enable the mobilization and generation of knowledge about the field of public policies. From this, we present the importance of the National Education Plan (PNE) as a driver of educational policies and how many of these policies, when not understood or deepened, ultimately prevent their implementation. For this intent, we s ...
This article aims to present some concepts aiming to deepen the debate on the cycle of educational public policies, the stages of the policy cycle and a set of elements that enable the mobilization and generation of knowledge about the field of public policies. From this, we present the importance of the National Education Plan (PNE) as a driver of educational policies and how many of these policies, when not understood or deepened, ultimately prevent their implementation. For this intent, we show the results through a research carried out in a state public school. ...
En
Textura : revista de letras e história. Vol. 21, n. 48 (out./dez. 2019), p. 117-138
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License