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dc.contributor.authorBraun, Karen Cristina Rechpt_BR
dc.contributor.authorMarcilio, Fabiane Cristina Pereirapt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Mikael Almeidapt_BR
dc.contributor.authorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-05T04:26:43Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1983-3482pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216121pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) foi compreendido como um transtorno exclusivo da infância por muito tempo. Nos últimos anos, pesquisas evidenciaram que cerca de 70% dos casos diagnosticados na infância persistem ao longo da vida. Crianças com TDAH, quando não tratadas, podem continuar apresentando sintomas na adolescência, o que justifica a necessidade de identificar e avaliar as intervenções destinadas a adolescentes. Logo, este estudo objetiva caracterizar intervenções baseadas na terapia cognitivo-comportamental (TCC) para adolescentes com TDAH. Foi realizada uma revisão sistemática em cinco bases de dados com a combinação das palavras-chave ("TDAH", "ADHD", "attention deficit hyperactivity disorder"), ("TCC" "CBT" "Cognitive Behavioral Therapy") e ("adolescents", "adolescent", "teens") no campo assunto. Dos 272 artigos encontrados, somente 7 atenderam os critérios de inclusão. A maioria das intervenções analisadas se referiam à psicoterapia individual, com um número de sessões que variou entre 10 a 20. Cinco estratégias terapêuticas foram identificadas como mais frequentes: psicoeducação; organização e planejamento do tempo e atividades; engajamento dos pais no tratamento; entrevista motivacional; e redução de estímulos distratores e da procrastinação. Os resultados evidenciaram a eficácia das intervenções da TCC para essa população. Não foi identificado nenhum estudo empírico que testasse intervenções baseadas na TCC destinadas a adolescentes com TDAH no Brasil, o que sugere a necessidade de adaptar ou criar protocolos de atendimento para esse público no país. Conclui-se que a literatura internacional proporciona aos psicólogos e psiquiatras informações importantes para adoção dos protocolos de tratamento baseados na TCC para adolescentes com TDAH, visto que detalha público-alvo, os objetivos do tratamento, os procedimentos, e os resultados da intervenção.pt_BR
dc.description.abstractThe Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) has been considered an exclusive childhood disorder for a long time. In recent years, research has shown that about 70% of cases diagnosed in childhood present symptoms throughout life. Untreated children with ADHD may continue to present symptoms in adolescence, which justifies the need to identify and evaluate interventions for adolescents. Therefore, this study aims to characterize interventions based on cognitive-behavioral therapy (CBT) for adolescents with ADHD. A systematic review was made on five databases, combining keywords ("TDAH", "ADHD", "attention deficit hyperactivity disorder"), ("TCC" "CBT" "Cognitive Behavioral Therapy") and ("adolescents", "adolescent", "teens") in the subject field. . From 272 papers identified, only 7 met inclusion criteria. Most of the interventions analyzed referred to individual psychotherapy, with a number of sessions ranging from 10 to 20. Five therapeutic strategies were identified as more frequent: psychoeducation; organization and planning of time and activities; parental engagement in treatment; motivational interview; and reduction of distracting stimuli and procrastination. Results show the efficacy of CBT interventions for this population. No empirical studies were found that tested CBT based interventions for adolescents with ADHD in Brazil, suggesting the need to adapt or create specific protocols for this public in this country. In conclusion, international literature provides psychologists and psychiatrists with important information for the adoption of CBT-based treatment protocols for adolescents with ADHD, as they detail the target audience, treatment objectives, procedures, and intervention outcomes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofContextos clínicos. São Leopoldo. Vol. 12, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 617-635.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectADHDen
dc.subjectTerapia cognitivo-comportamentalpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectCognitive-behavioral therapyen
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.titleTerapia cognitivo-comportamental para adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão sistemática de literaturapt_BR
dc.title.alternativeCognitive-behavioral therapy for adolescents with attention deficit hyperactivity disorder: a systematic review of the literature en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118948pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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