Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMoura, Taciana Brito dept_BR
dc.contributor.authorBecker, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-05T04:26:40Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1984-1655pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216116pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo de caso que investiga a noção de justiça no trânsito presente nas respostas de uma adolescente do ensino médio da rede pública de Porto Alegre à uma entrevista realizada como estudo piloto para uma pes-quisa de mestrado. O estudo é realizado com base na teoria piagetiana por sua relevância para as pesquisas sobre desenvolvimento moral na atualidade. A metodologia utilizada foi um roteiro de entrevista inspirado no Método Clínico de Jean Piaget. Destaca-se o processo de elaboração deste instrumento, que conta, dentre outros recursos, com dilemas elaborados a partir de histórias fictícias so-bre o tema investigado. Após a realização de estudos pilotos, os resultados mos-tram que o roteiro de entrevista está adequado para ser aplicado aos casos múl-tiplos da referida pesquisa de mestrado. Quanto à noção de justiça presente nos argumentos apresentados neste estudo de caso, verifica-se que transitam entre as noções de justiça retributiva e distributiva, com maior incidência na justiça dis-tributiva. Dessa forma, infere-se que as respostas apresentam descentração e re-flexão compatíveis com a transição da heteronomia para a autonomia e da tran-sição entre a ênfase na igualdade para a busca de equidade no juízo moral. Os dados analisados são esclarecedores para a compreensão da trajetória do pensa-mento da adolescente investigada, abrindo possibilidades de análise para os ca-sos múltiplos e pesquisas futuras. Espera-se que esses resultados contribuam para o debate sobre a temática abordada e sobre as possibilidades de aprendi-zado e utilização das contribuições do Método Clínico na pesquisa qualitativa com entrevistas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a case study that investigates the notion of fairness in traffic contained in answers provided by a female secondary school student from a pub-lic school located in Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brazil) to an interview car-ried out as a pilot study for a Master’s research. The study is based on the Piage-tian theory due to its relevance to investigating moral development today. The methodology used involved an interview script inspired by Jean Piaget’s clinical method containing dilemmas based on fictional stories about the topic in ques-tion, among other resources. After carrying out pilot studies, the results showed that the interview script was appropriate to the multiple case investigation for the aforementioned Master’s research. The notion of fairness perceived in the ar-guments presented by this case study oscillates between retributive and distrib-utive justice, with higher incidence of distributive justice. It is possible to suggest that the answers provided by the teenager show a degree of decentralization and reflection that corresponds to the transition from heteronomy to autonomy and from the focus on equality to the pursuit of equity in the moral judgement. The data analyzed helped understand the teenager’s thinking process, encouraging the use of such analysis for the multiple case investigation and future researches. We hope that the results presented here will contribute to the debate on learning possibilities and the notion of fairness in traffic, as well as to using interviews based on the clinical method in qualitative researches.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSchème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 11, n. 2 (ago./dez. 2019), p. 108-144pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNotion of Fairnessen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectJustiçapt_BR
dc.subjectMoral Developmenten
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.subjectTeenageren
dc.subjectTrafficen
dc.titleA noção de justiça no trânsito na perspectiva de uma adolescente do ensino médio da rede pública de Porto Alegre : um estudo preliminar com base na teoria piagetianapt_BR
dc.title.alternativeThe notion of fairness in traffic from the point of view of a secondary school student from a public school in Porto Alegre : a preliminary study based on the piagetian theoryen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001111824pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples