Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEndruweit, Magali Lopespt_BR
dc.contributor.authorChittolina, Raphaela Machado Monteiropt_BR
dc.date.accessioned2020-12-04T04:10:01Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216092pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação, investigo, primeiramente, como a re-visão pode ser pensada à luz da teoria da enunciação e dos estudos de letramento. Para isso, recorro à linguística da enunciação, mais precisamente aos estudos de Émile Benveniste e aos cinco aspectos da enunciação a partir de Aya Ono (2007): as noções de fala e de escrita, de forma e de sentido, de subjetividade, de intersubjetividade e de referência. Para essa investigação, também encontro bases na linguística aplicada, com foco nos estudos de letramento de Brian Street e suas concepções acerca do modelo ideológico de letramento, assim como das práticas de letramento e dos eventos de letramento. Após essa primeira questão de ordem predominantemente teórica, também questiono se o professor e o revisor se comportam de maneira semelhante ao corrigirem e ao revisarem textos em seus respectivos ofícios. Na busca por respostas, os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa qualitativa do tipo interpretativa são a observação participante e a análise de textos de dois alunos. Como primeira instância de análise, apresento alguns excertos da observação participante feita ao longo de seis meses em uma turma do segundo ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS) durante as aulas voltadas para o ensino de texto. Como segunda instância de análise, exemplifico com dois textos escritos e re-escritos de dois alunos integrantes da turma observada. Todo esse movimento analítico é feito a fim de uma ampla reflexão acerca de como se dá o processo de escrita e re-escrita (JUCHEM, 2017) em sala de aula, distinguindo esse retorno ao escrito do que é a correção e descobrindo, justamente, como conceituar a re-visão.pt_BR
dc.description.abstractThis master thesis investigates primarily how re-view can be considered from the perspective of theory of enunciation and literacy studies. For that purpose, this research draws largely on linguistics of enunciation, more precisely the studies of Émile Benveniste and Aya Ono’s (2007) five aspects of enunciation (the notions of speech, and writing, form and meaning, subjectivity, intersubjectivity, and reference). This research also employs Brian Street’s Literacy Studies and the concepts of an ideological model of literacy, as well as literacy practices and literacy events. After the theoretical framework, it is discussed whether the teacher and the reviewer operate similarly when correcting and reviewing texts in their respective jobs. The methodological procedures applied in this qualitative research were participant observation and text analysis, in which the texts were written by two students. In the first part of this thesis’ analysis, I present excerpts from the participant observation carried out over six months in a sophomore high school class at the Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS). The observation was carried out in classes that focused on the teaching of writing. In the second part of the analysis, I exemplify with two written and rewritten texts by two students in the observed class. This analytical discussion aims at a broader reflection concerning how the processes of writing and rewriting take place in the classroom (JUCHEM, 2017) distinguishing the return to the manuscripts from correction, hence discovering, precisely, how to conceptualize the re-view.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReviewen
dc.subjectRevisão textualpt_BR
dc.subjectEnunciationen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectFalapt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectTexten
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.titleCorrigir e re-visar : uma via de mão duplapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119975pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples