O papel do revisor : é preciso pedir ao óbvio que se justifique
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral averiguar o papel do revisor de textos no meio acadêmico, especificamente na graduação. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) conhecer a forma de trabalho dos revisores bem como a visão que eles têm sobre sua própria atuação nesse contexto; b) identificar quais são as demandas dos alunos de graduação ao contratar um revisor de textos; c) traçar um comparativo entre as expectativas dos alunos quanto ao trabalho do revisor e ...
Esta pesquisa teve como objetivo geral averiguar o papel do revisor de textos no meio acadêmico, especificamente na graduação. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) conhecer a forma de trabalho dos revisores bem como a visão que eles têm sobre sua própria atuação nesse contexto; b) identificar quais são as demandas dos alunos de graduação ao contratar um revisor de textos; c) traçar um comparativo entre as expectativas dos alunos quanto ao trabalho do revisor e o trabalho que os revisores entregam a esses alunos para, então, compor uma síntese da atuação desse profissional nesse cenário. Perseguindo esses objetivos, primeiramente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre: leitura e escrita, abordando desde seus conceitos básicos até o valor da interlocução nessas tarefas na universidade – onde se insere o revisor; e os diferentes olhares sobre o papel do revisor, o que inclui a visão de obras de referência, pesquisas acadêmicas e, por fim, o olhar da revisão sob o viés da escrita enunciativa, com base nos conceitos de Émile Benveniste. Em seguida, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa interpretativa por meio de análise de narrativas; estas suscitadas em entrevistas com revisores de texto acadêmico e alunos de graduação que contrataram revisores para apoio de escrita acadêmica. A análise das falas desses participantes, apoiada pelas teorias apresentadas previamente, permitiu compreender que, quando atuando na graduação, o revisor de textos assume, pelo menos, quatro funções: leitor, revisor, interlocutor e mediador. ...
Abstract
The main objective of this research was to investigate the role of the proofreader in the academic environment, specifically in graduation courses. For that, three specific objectives were stablished: a) to know the proofreaders’ way of work as well as their point of view on their activity in this scenario; b) to identify the students’ demands when hiring a proofreader; c) to make a comparison between the students’ expectations regarding the proofreader’s work and the final work that proofreade ...
The main objective of this research was to investigate the role of the proofreader in the academic environment, specifically in graduation courses. For that, three specific objectives were stablished: a) to know the proofreaders’ way of work as well as their point of view on their activity in this scenario; b) to identify the students’ demands when hiring a proofreader; c) to make a comparison between the students’ expectations regarding the proofreader’s work and the final work that proofreaders offer to these students in order to synthetize the activity of this professional in this scenario. To reach these objectives, firstly a bibliographic research was carried out about: reading and writing, approaching since the most basic concepts until the value of interlocution in these tasks in the university – where the proofreader is included; and the different perspectives on the role of the proofreader, comprising reference books, academic researches and, finally, editing under the perspective of enunciative writing, based on Émile Benveniste’s concepts. Afterwards, a qualitative interpretative research through narrative analysis was carried out; the narratives were elicited during interviews with proofreaders who use to edit academic texts and university students who hired proofreaders for support on academic writing. The analysis of the participants’ narratives, based on the theory previously presented, allowed to comprehend that, when acting in the graduation environment, the proofreader assumes at least four functions: reader, proofreader, interlocutor and mediator. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2893)Letras (1781)
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