Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLudovico, Francieli Motterpt_BR
dc.contributor.authorMolon, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorMachado, Aline Dubalpt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.contributor.authorFranco, Sérgio Roberto Kielingpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-03T04:08:45Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0102-6267pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216027pt_BR
dc.description.abstractA Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O objetivo deste estudo é compreender como acontece a integração da TCD na formação inicial de professores, partindo das concepções e atuações dos formadores. Assim, professores de dois cursos de licenciatura responderam a um questionário. Através do método da análise de conteúdo, os dados revelaram controvérsias. Os docentes têm consciência dos motivos para usar TCD, utilizam-na como recurso em algumas práticas, porém, nem sempre acontecem discussões e reflexões sobre seu uso e relevância. Evidencia-se a necessidade de vivenciar, refletir e dialogar sobre TCD, durante a formação inicial, construindo conhecimento para futura atuação. Logo, a universidade tem o papel de contemplar tais requisitos, a fim de possibilitar que a integração da TCD tenha um reflexo significativo posterior.pt_BR
dc.description.abstractDigital Communication Technology (DCT) directly impacts on education, so it is necessary to think about teacher training based on its use, so that they are able to explore it and go beyond transposition. The aim of this study is to understand how the DCT integration happens in the initial teacher education, starting from the teacher’s conceptions and practices. Thus, teachers from two Teaching Major programs answered a questionnaire. Through the content analysis method, the data uncovered controversies. Teachers are aware of the reasons for using DCT and they use it as a resource in some practices, however, discussions and reflections on its use and relevance do not always happen. Therefore, the need to experience, reflect and dialogue about DCT during the initial training is evident, to build knowledge for future performance. Like this, the university role is to contemplate such requirements, in order to allow the DCT integration to have meaningful results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [18] p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMajor Programsen
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subjectDigital communication technologyen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogical praxisen
dc.titleA tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsiaspt_BR
dc.title.alternativeDigital communication technology in initial teacher education : conceptions, practices and controversiesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118650pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples