Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro
dc.contributor.author | Molina, William Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Vera Lucia Bertoni dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-11-25T04:06:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-5731 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/215439 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo reflete sobre as condições de emergência dos Colégios de Aplicação (CAPs) no país, a partir de um apanhado histórico de sua criação e do seu papel na formação docente e discente. Relaciona-se sua fundação a transformações educacionais almejadas nas primeiras décadas do século XX. Os CAPs são idealizados como campo de prática epesquisa docente para estudantes dos cursos de Didática, o que lhes confere natureza diferenciada e, em certa medida, elitista. O texto encerra com uma reflexão sobre a realidade do CAp/UFRGS, no que se refere ao ensino de Teatro, evidenciando condições favoráveis ao trabalho pedagógico e à aprendizagem de conhecimentos relacionados a essa área artística. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article reflects on the emergency conditions of the Application Schools (CAPs) in Brazil, based on a brief historical overview of the creation of these educational institutions and their role in the training of students and teachers. The text links the creation of CAPs to significant transformations envisaged in the first decades of the 20th century. CAPs are idealized as a field of teaching practice and research for students of Didactics courses, which gives them a differentiated and, to a certain extent, elitist nature. The text ends with a reflection on the reality of the CAP of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), with regard to the teaching of Theater, showing favorable conditions for pedagogical work and the learning of knowledge related to this artistic area. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Urdimento. Vol. 2, n. 38 (ago./set. 2020), p. 1-26 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Basic education | en |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Universidade pública | pt_BR |
dc.subject | Public university | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teatro na escola | pt_BR |
dc.subject | Theater at school | en |
dc.title | Os Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatro | pt_BR |
dc.title.alternative | The Application Schools in the brazilian educational system : context of creation and reverberations in the teaching of Theater | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001118610 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39552)Linguística, Letras e Artes (2690)