Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMolina, William Fernandespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.date.accessioned2020-11-25T04:06:01Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1414-5731pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215439pt_BR
dc.description.abstractO artigo reflete sobre as condições de emergência dos Colégios de Aplicação (CAPs) no país, a partir de um apanhado histórico de sua criação e do seu papel na formação docente e discente. Relaciona-se sua fundação a transformações educacionais almejadas nas primeiras décadas do século XX. Os CAPs são idealizados como campo de prática epesquisa docente para estudantes dos cursos de Didática, o que lhes confere natureza diferenciada e, em certa medida, elitista. O texto encerra com uma reflexão sobre a realidade do CAp/UFRGS, no que se refere ao ensino de Teatro, evidenciando condições favoráveis ao trabalho pedagógico e à aprendizagem de conhecimentos relacionados a essa área artística.pt_BR
dc.description.abstractThe article reflects on the emergency conditions of the Application Schools (CAPs) in Brazil, based on a brief historical overview of the creation of these educational institutions and their role in the training of students and teachers. The text links the creation of CAPs to significant transformations envisaged in the first decades of the 20th century. CAPs are idealized as a field of teaching practice and research for students of Didactics courses, which gives them a differentiated and, to a certain extent, elitist nature. The text ends with a reflection on the reality of the CAP of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), with regard to the teaching of Theater, showing favorable conditions for pedagogical work and the learning of knowledge related to this artistic area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofUrdimento. Vol. 2, n. 38 (ago./set. 2020), p. 1-26pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectPublic universityen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeatro na escolapt_BR
dc.subjectTheater at schoolen
dc.titleOs Colégios de Aplicação no sistema educacional brasileiro : contexto de criação e reverberações no ensino de Teatropt_BR
dc.title.alternativeThe Application Schools in the brazilian educational system : context of creation and reverberations in the teaching of Theateren
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118610pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem