A captação de patrocínio privado direcionada aos interesses dos clubes esportivos de atletismo no Brasil
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho foi idealizado a partir de uma realidade cíclica do esporte brasileiro e especificamente da modalidade do atletismo. Os projetos para o esporte, de uma maneira geral, apresentam valores inexpressivos de investimentos privados para alcançar o alto rendimento do atleta, com alguma participação do governo. Sendo assim, foram alinhadas algumas teorias mais relevantes da administração, bem como a realização de uma pesquisa direcionada a gestores da área esportiva para embasar tod ...
O presente trabalho foi idealizado a partir de uma realidade cíclica do esporte brasileiro e especificamente da modalidade do atletismo. Os projetos para o esporte, de uma maneira geral, apresentam valores inexpressivos de investimentos privados para alcançar o alto rendimento do atleta, com alguma participação do governo. Sendo assim, foram alinhadas algumas teorias mais relevantes da administração, bem como a realização de uma pesquisa direcionada a gestores da área esportiva para embasar todo o processo investigativo. Nesse contexto, será tipificado o perfil do esporte em geral, mas com o enfoque mais apurado para o atletismo. Desta forma, o estudo irá elencar fatores que dificultam a execução de uma política esportiva para extrair todo o potencial das estruturas dos clubes e entidades representativas do esporte; da condição genética miscigenada do atleta brasileiro; e da capacidade dos gestores multidisciplinares do esporte. Isto poderá proporcionar a visão de um horizonte de melhorias, mediante análise de ferramentas como a do marketing e da tecnologia, caracterizadas pelas mídias digitais. Através delas, é possível compor um cenário que condicione a construção de um projeto que viabilize possíveis soluções de gestão. Utilizando o trabalho como uma fonte de estudo para despertar uma visão holística dos envolvidos no que tange a redução do déficit de investimentos privados no Brasil para o esporte. Em análise final, fica evidenciado o espaço existente para uma proposição de captação de patrocínio privado que aproxime os interesses dos patrocinadores com os da modalidade do atletismo brasileiro. ...
Abstract
The present work was idealized from a cyclic reality of the Brazilian sport and specifically from the athletics modality. Projects for sports, in general, have inexpressive values of private investments to achieve the athlete's high performance, with some government participation. Thus, some of the most relevant management theories were aligned, as well as doing a research directed to managers from sports area to support the entire investigative process. In this context, the sport profile in ge ...
The present work was idealized from a cyclic reality of the Brazilian sport and specifically from the athletics modality. Projects for sports, in general, have inexpressive values of private investments to achieve the athlete's high performance, with some government participation. Thus, some of the most relevant management theories were aligned, as well as doing a research directed to managers from sports area to support the entire investigative process. In this context, the sport profile in general will be typified, but with the focus more accurate to athletics. Thus, the study will list factors that hinder the implementation of a sports policy to extract the full potential of the structures of clubs and sports representative entities; of the mixed genetic condition of the Brazilian athlete; and the ability of multidisciplinary managers from sports area. This may provide a vision of the horizon of improvements upon analysis tools such as marketing and technology, characterized by digital media. Through them, it is possible to compose a scenario that enables the construction of a project to achieve feasible management solutions, using a source of study to bring a holistic vision of those involved with regard to reducing the private investment deficit in Brazil for the sport. Finally, it is evident that there is a space to propose a private sponsorship fundraising that brings the sponsors interests closer to those of the Brazilian athletics modality. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License