Um estudo exploratório sobre o comportamento feminino de compra de cerveja artesanal na cidade de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo exploratório tem como propósito caracterizar o processo decisório de compra das mulheres consumidoras de cerveja artesanal em Porto Alegre. A metodologia usada para a realização desta monografia foi uma pesquisa quantitativa descritiva, que com base em um questionário estruturado aplicado através da internet, obteve-se uma amostra de 150 mulheres consumidoras da bebida. A análise dos dados foi feita a partir do programa Microsoft Excel que possibilitou a realização de diversos ...
O presente estudo exploratório tem como propósito caracterizar o processo decisório de compra das mulheres consumidoras de cerveja artesanal em Porto Alegre. A metodologia usada para a realização desta monografia foi uma pesquisa quantitativa descritiva, que com base em um questionário estruturado aplicado através da internet, obteve-se uma amostra de 150 mulheres consumidoras da bebida. A análise dos dados foi feita a partir do programa Microsoft Excel que possibilitou a realização de diversos gráficos e tabelas para melhor visualização dos resultados, proporcionando assim, que os objetivos da pesquisa fossem alcançados. Após a análise, verificou-se que o perfil predominante das mulheres consumidoras de cerveja artesanal em Porto Alegre são solteiras, com idade entre 25 e 34 anos, que já concluíram o ensino superior e possuem renda mensal acima de R$ 1996,00. O início de consumo da bebida é recente, pois a grande maioria começou a beber a cerca de 5 anos atrás, buscando informações sobre as cervejas com amigos, familiares, colegas de trabalhos e tendo como maior fator de influência no momento da compra o estilo da bebida. Quanto ao estilo apurou-se que as mesmas tem como preferência o Weiss, tendo como fator de maior importância o sabor e consumindo a bebida na maioria das vezes em bares. Em síntese, os resultados mostraram que o consumo de cerveja artesanal pelas mulheres está crescendo e que as mesmas buscam cervejas de estilos diferenciados e com maior qualidade do que aquelas que são produzidas em grande massa, valorizando predominantemente o sabor e as indicações dadas por amigos. ...
Abstract
The main purpose of the present exploratory study is to define the decision-making process of women who buy and consume craft beer in the city of Porto Alegre. The methodology used to conclude this monograph was a descriptive quantitative research, that, based on a structured online survey, made it viable to get a sample of 150 consumers of the beverage. The data analysis was performed through the computer program Microsoft Excel, that made possible the achievement of several graphs and charts ...
The main purpose of the present exploratory study is to define the decision-making process of women who buy and consume craft beer in the city of Porto Alegre. The methodology used to conclude this monograph was a descriptive quantitative research, that, based on a structured online survey, made it viable to get a sample of 150 consumers of the beverage. The data analysis was performed through the computer program Microsoft Excel, that made possible the achievement of several graphs and charts for a clearer visualization of the collected results – enabling, thereby, that the study objectives were well accomplished. With this analysis, it was verified that the predominant profile of women who drink craft beer in Porto Alegre are single, aged between 25 and 34 years old, who have already completed higher education and that also have a monthly income over R$ 1996.00. The beginning of consumption of the drink is pretty recent, once the vast majority of women started to drink it about 5 years ago, looking for more information about beers with friends, family, co-workers and considering as the major influence factor at the time of purchase the beer style. Regarding this matter, it was found that the consumers has the Weiss style as a preference, seeing as a major factor of value the flavour and most of the times, consuming it at bars. Conclusively, the final results showed that the consumption of craft beer by women in the city of Porto Alegre is growing and they seek for beers of different styles and also with higher quality than those produced in mass, predominantly valuing the taste and the recommendations given by friends. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License