Mapeamento e desenvolvimento de competências na ADVB/RS
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo mapear quais são as competências requeridas para trabalhar em uma entidade do Terceiro Setor, a Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – RS (ADVB/RS), bem como identificar e analisar formas de desenvolvimento destas competências. O método utilizado foi o estudo qualitativo, efetuando entrevistas em profundidade, com um roteiro semiestruturado de 28 perguntas. Foram entrevistados doze (12) funcionários dentre o total de quatorze (14) que a entid ...
Este trabalho tem como objetivo mapear quais são as competências requeridas para trabalhar em uma entidade do Terceiro Setor, a Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – RS (ADVB/RS), bem como identificar e analisar formas de desenvolvimento destas competências. O método utilizado foi o estudo qualitativo, efetuando entrevistas em profundidade, com um roteiro semiestruturado de 28 perguntas. Foram entrevistados doze (12) funcionários dentre o total de quatorze (14) que a entidade possui. Para análise e organização das informações obtidas com as entrevistas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo e, com este trabalho, foi realizado: (a) mapeamento das competências requeridas, sejam elas: comunicação, resolução de problemas, comprometimento, transparência, gerenciamento de equipe, liderança, competência técnica em finanças e contabilidade, competência técnica em finanças e administração, empatia, trabalho em equipe, agilidade, proatividade, criatividade, competência de venda, competência em conhecimentos de mercado e negócios, profissional multifuncional, relacionamento interpessoal, trabalhar sob pressão, planejamento, relacionamento, organização, comprometimento com a qualidade dos serviços e excelência no atendimento ao cliente; (b) identificação das formas de aprendizagem dentro da entidade: experienciar, aprender com os erros – reflexão, feedback, interação e colaboração, cursos e treinamentos, aprendizagem pela articulação entre teoria e prática, ensinando, mentoria, observação – modelos, experiência anterior e maturidade; e (c) identificação dos fatores que interferem na aprendizagem dos indivíduos entrevistados, sendo que, entre os que facilitam, está o conhecimento através da experiência na organização, o ambiente físico, o acesso à informação/comunicação, o relacionamento com o público externo, o clima organizacional, o trabalho em equipe e a autonomina, bem como, entre os que dificultam, estão os processos não definidos, a falta de tempo, a equipe enxuta/sobrecarga de trabalho e os problemas de comunicação, visando, por fim, propor um plano de capacitação para o desenvolvimento de tais competências nestes colaboradores. ...
Abstract
This paper aims to map which competencies are required to work in a third sector entity, the Association of Marketing and Sales Managers of Brazil - RS (ADVB/RS), as well as to identify and analyze ways of developing these competencies. The method used was the qualitative study, conducting in-depth interviews with a semi-structured script of 28 questions. Twelve (12) employees were interviewed out of the total of fourteen (14) that the entity has. For the analysis and organization of the inform ...
This paper aims to map which competencies are required to work in a third sector entity, the Association of Marketing and Sales Managers of Brazil - RS (ADVB/RS), as well as to identify and analyze ways of developing these competencies. The method used was the qualitative study, conducting in-depth interviews with a semi-structured script of 28 questions. Twelve (12) employees were interviewed out of the total of fourteen (14) that the entity has. For the analysis and organization of the information obtained from the interviews, the technique of content analysis was used and, with this work, it was accomplished: (a) mapping of the required competences, namely: communication, problem solving, commitment, transparency, team management, leadership, technical competence in finance and accounting, technical competence in finance and administration, empathy, teamwork, agility, proactivity, creativity, sales competence, business and market knowledge, cross-functional professional, interpersonal relationship, work under pressure, planning, relationship, organization, commitment to service quality and excellence in customer service; (b) identification of forms of learning within the entity: experiencing, learning from mistakes - reflection, feedback, interaction and collaboration, courses and trainings, learning by articulating theory and practice, teaching, mentoring, observation - models, previous experience and maturity; and (c) identification of the factors that interfere with the learning of the interviewed individuals, and among those that facilitate is knowledge through experience in the organization, the physical environment, access to information / communication, the relationship with the external public, organizational climate, teamwork and self-employment, as well as, among those that hinder, are undefined processes, lack of time, lean staff / work overload and communication problems, aiming, finally, to propose a training plan for the development of such skills in these employees. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
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TCC Administração (3221)
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