A implementação do “varejo experiencial” em lojas de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar as práticas de varejo experiencial em varejistas selecionados da cidade de Porto Alegre, mostrando como eles as adaptam para a sua realidade, considerando padrão de loja e produto. Para isso, foram realizadas observações nas lojas e entrevistas com os gerentes, levantando aspectos sobre o funcionamento da loja em termos de inovação. Por meio das informações obtidas, o trabalho desenvolveu uma análise sobre a presença do varejo experiencial na cidade e o p ...
O objetivo deste trabalho é identificar as práticas de varejo experiencial em varejistas selecionados da cidade de Porto Alegre, mostrando como eles as adaptam para a sua realidade, considerando padrão de loja e produto. Para isso, foram realizadas observações nas lojas e entrevistas com os gerentes, levantando aspectos sobre o funcionamento da loja em termos de inovação. Por meio das informações obtidas, o trabalho desenvolveu uma análise sobre a presença do varejo experiencial na cidade e o perfil de varejista que vem sendo pioneiro neste setor. O estudo sobre os drivers que compõem uma loja inovadora é importante para que as lojas tenham um ponto de partida para repensar os seus investimentos e focar em promover o consumo hedônico no seu ponto de venda. Somado a isso, ao abordar drivers experienciais de forma individual, faz com que os varejistas tenham uma visão fragmentada do processo de inovação das suas lojas. O varejo experiencial passa credibilidade para os consumidores testarem a marca, fortalece estratégias digitais, omnicanais e faz com que o lojista não se diferencie da concorrência apenas pela variável preço. ...
Abstract
The goal of this monograph is to identify experiential retail practices in selected retailers in the city of Porto Alegre, showing how they adapt them to their reality, considering store and product standards. For this, observations were made in stores and interviews with managers, raising aspects about the operation of the store in terms of innovation. Through the information obtained, the work developed an analysis on the presence of experiential retail in the city and the profile of retailer ...
The goal of this monograph is to identify experiential retail practices in selected retailers in the city of Porto Alegre, showing how they adapt them to their reality, considering store and product standards. For this, observations were made in stores and interviews with managers, raising aspects about the operation of the store in terms of innovation. Through the information obtained, the work developed an analysis on the presence of experiential retail in the city and the profile of retailer that has been pioneering in this sector. Highlighting the drivers that compound an innovative store is important for retailers to have a starting point for rethinking their investments and focusing on promoting hedonic consumption at their operation. Added to this, by addressing experiential drivers individually, gives retailers a fragmented view of their store innovation process. Experiential retailing gives credibility for consumers to test the brand, strengthens digital, omnichannel strategies and makes the retailer not differentiated from the competition just by the price variable. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3223)
Este item está licenciado na Creative Commons License
