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dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorLongo, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2020-11-18T04:10:53Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1980-4415pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215134pt_BR
dc.description.abstractO artigo problematiza enunciados que conformam o discurso da Educação Matemática e seus efeitos de verdade sobre as práticas pedagógicas das professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação são as teorizações de Michel Foucault, em especial os conceitos de discurso e enunciado. O material de pesquisa é composto por entrevistas com docentes que lecionam em turmas do 3o ou 4o Anos na rede privada de ensino de Porto Alegre. A estratégia analítica utilizada para examinar o material orientou-se pela análise do discurso na perspectiva de Michel Foucault. O exame do material evidenciou a presença de dois enunciados constituindo o discurso da Educação Matemática nos Anos Iniciais: “a importância do uso do material concreto e dos recursos digitais nas aulas de Matemática” e “a relevância do registro e da formalização do conhecimento matemático como garantia da aprendizagem”. Assim, pode-se concluir, com base nas entrevistas realizadas, que as docências em matemática nos Anos Iniciais estão sustentadas por enunciados que fazem parte de diferentes campos discursivos, mas que predominam aqueles pautados no construtivismo e nos ideais platônicos, conduzindo os processos pedagógicos em uma forma ascendente: dos usos dos materiais concretos para a sistematização e formalização, tornando esta etapa final como a mais relevante e capaz de garantir a aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThe article problematizes statements that make up the discourse of Mathematics Education and its truth effects on the pedagogical practices of teachers who work in the Early Years of Elementary Education. The theoretical contributions that underpin the investigation are the theories of Michel Foucault, especially the concepts of discourse and statement. The research material is composed of interviews with teachers of the 3rd or 4th year in the private school network of Porto Alegre. The analytical strategy used to examine the material was guided by the discourse analysis from Michel Foucault's perspective. The material examination evidenced the presence of two statements constituting the discourse of Mathematical Education in the Early Years: "the importance of the use of concrete material and digital resources in Mathematics classes" and "the relevance of the registration and formalization of mathematical knowledge as a guarantee of learning". Thus, it can be concluded based on the interviews carried out, that mathematics teaching in the Early Years is supported by statements that are part of different discursive fields, but predominate those based on Platonic constructivism and ideals, leading the pedagogical processes in an ascending way: concrete materials for systematization and formalization, making this final stage as the most relevant and capable of ensuring learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBolema : boletim de educação matemática. Rio Claro (SP): Universidade Estadual Paulista, 2019. Vol. 34, n.67 (maio/ago. 2020), p. 421-440pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiscourse of Mathematics Educationen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectInitial Years of Primary Educationen
dc.subjectMichel Foucaulten
dc.titleEnunciados que constituem as docências em matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeStatements that constitute mathematics teaching in the initial years of elementary education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118099pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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