As representações do estágio dos estudantes de Administração da UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como finalidade identificar como os estágios realizados durante o percurso acadêmico do estudante contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. A metodologia utilizada se baseia em um estudo de caráter qualitativo. Foram realizadas vinte e quatro entrevistas, dentre estas doze na escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e as restantes na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Dos entrevistados apenas dois já estão formados e os re ...
Este trabalho tem como finalidade identificar como os estágios realizados durante o percurso acadêmico do estudante contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. A metodologia utilizada se baseia em um estudo de caráter qualitativo. Foram realizadas vinte e quatro entrevistas, dentre estas doze na escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e as restantes na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Dos entrevistados apenas dois já estão formados e os restantes encontram-se entre o 5º e 10º semestre do curso. Através da análise dos resultados foi possível identificar por qual motivo o aluno busca uma oportunidade de estágio, como as atividades atribuídas a eles se relacionam com os conceitos teóricos aprendidos, como é o auxílio e acompanhamento da universidade em relação ao estágio. Verificou-se que há uma falta de integração entre as instituições e o estágio, e que a representação deste para o aluno na presente pesquisa não se difere das representações identificadas no estudo de (ROCHA-DE-OLIVEIRA, 2009), que tinha como tema estudar as representações do estágio para os estudantes de Administração no Brasil e na França. ...
Abstract
This present work aims to identify how the internships performed during the academic course of the study contributed to its professional development. The method used was a qualitative case study. It was a total of twenty-four interviewees, of which twelve students from the School of Administration of the Federal University of Rio Grande do Sul and twelve students from the Pontifical Catholic University of Porto Alegre, also belonging to the Administration course. Among the interviewees only two ...
This present work aims to identify how the internships performed during the academic course of the study contributed to its professional development. The method used was a qualitative case study. It was a total of twenty-four interviewees, of which twelve students from the School of Administration of the Federal University of Rio Grande do Sul and twelve students from the Pontifical Catholic University of Porto Alegre, also belonging to the Administration course. Among the interviewees only two are already graduated and the remaining are between the 5th and 10th semester of the course. Through the analysis of the results it was possible to identify why the student seeks an internship opportunity, how the activities attributed to them relate to the contents learned at the university, such as the help and monitoring of the university in relation to the internship. It was verified that there is a lack of integration between the universities and the internship and that the representation of the internship for the student in the present research does not differ from the representations identified by the research of (ROCHA-DE-OLIVEIRA, 2009), which aimed to study internship representations for business students in Brazil and France. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License