Ensino de literatura : reflexões e possibilidades
dc.contributor.advisor | Briggmann, Arcanjo Pedro | pt_BR |
dc.contributor.author | Vezzosi, Carina Rafael | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-05-03T17:53:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/21504 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho é apresentado um questionamento sobre o ensino de literatura a partir de proposições consideradas fundamentais à realização da prática docente, tais como o que, para que e como ensinar literatura. A discussão é iniciada com a apresentação e a problematização das experiências pessoais de uma estudante de Letras, referentes à leitura e ao estudo de literatura no ensino fundamental, no ensino médio, no cursinho pré-vestibular e no estágio de docência, compreendendo, também, o posicionamento teórico de alguns autores sobre os objetos, os objetivos e os modos de conceber um ensino de literatura, ensino este diferente das práticas tradicionais voltadas somente à história da literatura. O estudo faz uma proposta de ensino de literatura fundamentado nas concepções teóricas apresentadas, observando-se sua relevância para o contexto de sala de aula, bem como sua contribuição no processo de formação do sujeito-leitor. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents an inquiry into the teaching of literature from propositions considered fundamental to the achievement of teaching practice, such as that for and how to teach literature. The discussion starts with the presentation and problems of the personal experiences of a literature student, referring to reading and study of literature in elementary school, middle school, the pre-college preparatory course and the stage of teaching, including also the theoretic position of some authors about the objects, goals and methods of designing a teaching literature, teaching it different from traditional practices directed only to the history of literature. The study is a proposal for teaching of literature based on theoretical concepts presented, observing their relevance to the context of the classroom as well as his contribution to the process of forming the subject-reader. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.title | Ensino de literatura : reflexões e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000737495 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1219)