O ENEM e as práticas de disciplinamento na formação do estudante nota “1000”
dc.contributor.author | Dal Moro, Marília Bervian | pt_BR |
dc.contributor.author | Wanderer, Fernanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-11-14T04:23:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-9949 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/215047 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com o propósito de examinar a constituição do estudante nota “ 1000” no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A empiria é composta por postagens de Facebook endereçadas a candidatos que se preparam para o Exame. A fundamentação teórica ancora-se no pensamento de Michel Foucault. A análise mostrou uma forte relação entre o bom desempenho no Enem e as funções disciplinares, como controle do tempo e da atividade. Assim, pode-se concluir que, mesmo nas redes sociais, um bom estudante é posicionado como aquele que segue os mecanismos que fundamentam a escola moderna, marcada pelos processos de disciplinamento dos corpos e saberes. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article presents research results developed with the purpose of examining the student constitution with grade "1000" in the High School National Exam (ENEM). The empirical material consists of Facebook’s posts addressed to candidates preparing for the Exam. The theoretical foundation is anchored in Foucault's thinking. The analysis showed a strong relationship between good performance on the Exam and disciplinary functions, as time and activity management. Thus, it can be concluded that, even in social networks, a good student is positioned as the one who follows the mechanisms that underline the modern school, marked by the disciplinary processes of bodies and knowledge. | en |
dc.description.abstract | El artículo presenta resultados de una investigación desarrollada con el propósito de examinar la constitución del estudiante nota "1000" del Examen Nacional de la Enseñanza Media (ENEM). El material empírico está compuesto por mensajes de Facebook. La fundamentación teórica se ancla en el pensamiento de Foucault. El análisis mostró una fuerte relación entre el buen desempeño en el Enem y las funciones disciplinarias, como control del tiempo y de la actividad. Así, se puede concluir que, incluso en las redes sociales, un buen estudiante es posicionado como aquel que sigue los mecanismos que fundamentan a la escuela moderna, marcada por los procesos de disciplinamiento de los cuerpos y saberes. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Reflexão e ação. Vol. 28, n.3 (set./dez. 2020), p. 195-213 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Enem | en |
dc.subject | en | |
dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 | pt_BR |
dc.subject | Michel Foucault | en |
dc.subject | Disciplining of bodies | en |
dc.subject | Discipline of knowledge | en |
dc.subject | Disciplinamiento de los cuerpos | es |
dc.subject | Disciplinamiento de los saberes | es |
dc.title | O ENEM e as práticas de disciplinamento na formação do estudante nota “1000” | pt_BR |
dc.title.alternative | The ENEM and disciplinary practices in the constitution of the student with “1000” as a grade | en |
dc.title.alternative | El y las prácticas de disciplinamiento en la constituicion del estudiante con nota "1000" | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001118097 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Humanas (6878)