Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDal Moro, Marília Bervianpt_BR
dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2020-11-14T04:23:16Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1982-9949pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215047pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com o propósito de examinar a constituição do estudante nota “ 1000” no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A empiria é composta por postagens de Facebook endereçadas a candidatos que se preparam para o Exame. A fundamentação teórica ancora-se no pensamento de Michel Foucault. A análise mostrou uma forte relação entre o bom desempenho no Enem e as funções disciplinares, como controle do tempo e da atividade. Assim, pode-se concluir que, mesmo nas redes sociais, um bom estudante é posicionado como aquele que segue os mecanismos que fundamentam a escola moderna, marcada pelos processos de disciplinamento dos corpos e saberes.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents research results developed with the purpose of examining the student constitution with grade "1000" in the High School National Exam (ENEM). The empirical material consists of Facebook’s posts addressed to candidates preparing for the Exam. The theoretical foundation is anchored in Foucault's thinking. The analysis showed a strong relationship between good performance on the Exam and disciplinary functions, as time and activity management. Thus, it can be concluded that, even in social networks, a good student is positioned as the one who follows the mechanisms that underline the modern school, marked by the disciplinary processes of bodies and knowledge.en
dc.description.abstractEl artículo presenta resultados de una investigación desarrollada con el propósito de examinar la constitución del estudiante nota "1000" del Examen Nacional de la Enseñanza Media (ENEM). El material empírico está compuesto por mensajes de Facebook. La fundamentación teórica se ancla en el pensamiento de Foucault. El análisis mostró una fuerte relación entre el buen desempeño en el Enem y las funciones disciplinarias, como control del tiempo y de la actividad. Así, se puede concluir que, incluso en las redes sociales, un buen estudiante es posicionado como aquel que sigue los mecanismos que fundamentan a la escuela moderna, marcada por los procesos de disciplinamiento de los cuerpos y saberes.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReflexão e ação. Vol. 28, n.3 (set./dez. 2020), p. 195-213pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantespt_BR
dc.subjectEnemen
dc.subjectFacebooken
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectMichel Foucaulten
dc.subjectDisciplining of bodiesen
dc.subjectDiscipline of knowledgeen
dc.subjectDisciplinamiento de los cuerposes
dc.subjectDisciplinamiento de los sabereses
dc.titleO ENEM e as práticas de disciplinamento na formação do estudante nota “1000”pt_BR
dc.title.alternativeThe ENEM and disciplinary practices in the constitution of the student with “1000” as a grade en
dc.title.alternativeEl y las prácticas de disciplinamiento en la constituicion del estudiante con nota "1000" es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118097pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples