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dc.contributor.advisorRosa, Daniel Christian de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Carolina Leonardi dept_BR
dc.date.accessioned2010-05-03T17:53:39Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21502pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar dois livros-texto atualmente usados em cursos de inglês e cursos universitários de Letras na cidade de Porto Alegre no Brasil, assim como oferecer algumas sugestões para que os professores possam adaptar as atividades desses livros. Os livros-texto têm sido uma ferramenta importante no ensino de língua inglesa e têm passado por muitas mudanças nos últimos anos. Essas mudanças têm ocorrido porque muita pesquisa tem sido feita na área de lingüística aplicada. Muitas teorias diferentes em ensino de línguas têm sido testadas e todas têm influenciado as mudanças ocorridas no mercado de publicações, especialmente a teoria comunicativa. Contudo, ainda há muitas questões a serem observadas quando se escolhe e se adota um livrotexto. Os professores devem levar em consideração as diferentes necessidades e personalidades que poderão encontrar em uma sala de aula. Portanto, as diferenças individuais em ensino/aprendizado de línguas têm sido uma questão importante no campo da lingüística aplicada e esta intimamente ligada à psicologia. Nos anos 80, o psicólogo americano Howard Gardner criou a teoria das inteligências múltiplas, segundo a qual as pessoas aprendem em ritmos e maneiras diferentes. No seu livro “Estruturas da Mente” (1983), Gardner descreve as sete inteligência. São elas: lingüística, lógico/matemática, espacial, corporal/sinestésica, musical, interpessoal e intrapessoal e naturalista. A análise dos livros didáticos que é feita no presente trabalho tem como base a teoria das múltiplas inteligências de Gardner, dado que as perspectivas dessa teoria sobre os diferentes estilos de aprendizado podem ser úteis para que os professores saibam lidar com tais diferenças e estruturar o ensino de segunda língua. Apesar de nenhum livro-texto que eu conheço ter sido feito com o objetivo de usar a teoria das inteligências múltiplas, minha análise tem como objetivo descobrir a proporção em que as diferentes inteligências que fazem parte da teoria de Gardner são incluídas nas atividades de livros-texto assim como oferecer sugestões de modo a atingir mais inteligências. Os resultados mostram que as inteligências que mais aparecem nos livros analisados são a lingüística, a interpessoal, a intrapessoal e a visual.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze two coursebooks which are being currently used in language courses and language university courses in the city of Porto Alegre in Brazil as well as giving some suggestions for the teachers to adapt activities in these books. EFL/ESL coursebooks have been an important tool in language teaching and have gone through many changes in the past years. These changes are due to the fact that much research has been made in the area of applied linguistics. Many different theoretical approaches to language teaching have been tested and they all have influenced the changes in the publishing market. However, there is still a great deal of other issues teachers have to observe when choosing and using a coursebook. Teachers must take into consideration the different needs and personalities that they might find in the same classroom. Individual differences in language learning/teaching, thus, has been an important issue in the field of applied linguistics and is also closely linked to psychology. In the 1980's, the American psychologist Howard Gardner conceived the theory of Multiple Intelligences which states that people learn in different ways and paces. In his book “Frames of Mind” (1983), Gardner describes in details the seven different intelligences, which are: Verbal/Linguistic, Logical/Mathematical, Spatial/Visual, Bodily/Kinaesthetic, Musical, Intrapersonal and Interpersonal intelligences and the Naturalistic. The analysis of coursebooks done here is drawn upon Gardner's theory on Multiple Intelligences, since its perspectives on different kinds of learning styles may be useful to the teacher in order to deal with such differences and to scaffold their students' L2 acquisition. Although no coursebook has been created with the purpose of using the theory of multiple intelligences in the classroom, my analysis aims to discover to what extent the different intelligences which are part of Gardner's theory are included in coursebook activities and to give teachers suggestions to adapt the activities in order to account for more intelligences. The results show that the intelligences which most appear in the coursebooks analyzed are the verbal/linguistic, the intrapersonal, the interpersonal and the spatial/visual ones.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro textopt_BR
dc.subjectEFL/ESL coursebooksen
dc.subjectMultiple intelligencesen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectIndividual differencesen
dc.titleCoursebooks and multiple intelligences theory : an analysispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000737485pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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