Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
Challenges in teaching English for Academic Purposes in the context of the Languages without Borders Program
Assunto
Resumo
O ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) foi intensificado devido à internacionalização das universidades brasileiras, ao papel do inglês como língua de divulgação científica e à oferta de cursos de inglês para a comunidade universitária pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Com isso, tornou-se relevante investigar a formação de professores de inglês para esse fim. O objetivo deste artigo é descrever e analisar os desafios enfrentados pelos professores-bolsistas do IsF ao preparar e ...
O ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) foi intensificado devido à internacionalização das universidades brasileiras, ao papel do inglês como língua de divulgação científica e à oferta de cursos de inglês para a comunidade universitária pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Com isso, tornou-se relevante investigar a formação de professores de inglês para esse fim. O objetivo deste artigo é descrever e analisar os desafios enfrentados pelos professores-bolsistas do IsF ao preparar e conduzir aulas com foco em inglês acadêmico. Este trabalho utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa interpretativa (Mason, 2002; Erickson, 1990) para a análise de 11 entrevistas semiestruturadas com professores- bolsistas do IsF de uma universidade pública brasileira. Os resultados sugerem que os principais desafios enfrentados são tornar as aulas de IFA mais dinâmicas, criar e adaptar materiais didáticos e atender às necessidades de alunos de diversas áreas do conhecimento. ...
Abstract
The teaching of English for Academic Purposes (EAP) has been intensified due to the internationalization of Brazilian universities, the role of English as a language of scientific dissemination and the provision of English courses for the university community through the Languages without Borders Program (LwB). Thus, it becomes relevant to investigate the teacher education for this specific aim. The purpose of this study is to describe and analyze the challenges faced by LwB teachers in prepari ...
The teaching of English for Academic Purposes (EAP) has been intensified due to the internationalization of Brazilian universities, the role of English as a language of scientific dissemination and the provision of English courses for the university community through the Languages without Borders Program (LwB). Thus, it becomes relevant to investigate the teacher education for this specific aim. The purpose of this study is to describe and analyze the challenges faced by LwB teachers in preparing and conducting classes focusing on academic English. This work uses qualitative interpretive research as methodology (Mason, 2002; Erickson, 1990) for the analysis of 11 semi-structured interviews with LwB teachers from a Brazilian public university. The results suggest that the main challenges are to make EAP lessons more dynamic, to create and adapt classroom materials and to meet the needs of students from different fields of knowledge. ...
Contido em
Calidoscópio. São Leopoldo, RS. Vol. 18, n. 2 (maio/ago. 2020), p. [307]-327
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41461)Linguística, Letras e Artes (2829)
Este item está licenciado na Creative Commons License