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dc.contributor.authorTraversini, Clarice Saletept_BR
dc.date.accessioned2020-11-10T04:12:23Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn0102-4698pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214769pt_BR
dc.description.abstractAdotar analfabetos. multiplicar sujeitos solidários e empresariar o analfabetismo foram consideradas neste artigo como práticas "solidárias", cujos efeitos esperados são a redução do analfabetismo e o aumento da responsabilidade da sociedade civil na solução dos problemas sociais do país. Tal argumento foi construído por meio do estudo de uma parcela dos discursos do Programa Alfabetização Solidária (PASJ, criado em 1997, como uma política nacional para erradicação do analfabetismo no Brasil. A pesquisa contou com os estudos de governamento e governa mentalidade inspirados em Michel Foucault e com a análise de um conjunto de publicações doPAS, editadas periodicamente (1997-2002] com ampla circulação nacional. A pesquisa possibilitou aguçar o olhar para a multiplicidade dos usos da solidariedade nas últimas décadas. Com isso, ao se enredar na racionalidade neoliberal, a solidariedade constitui-se em uma estratégia que, ao mesmo tempo, promove a alfabetização de jovens e adultos e pode potencializar a desresponsabilizaçóo do Estado em relação aos direitos sociais.pt_BR
dc.description.abstractThe adoption of illiterates, the multiplication of solidary subjects, and the management of illiteracy have been considered in this research as "solidary" practices whose expected effects are illiteracy reduction and increased civil responsibility for the solution of the country's social problems. Such an argument was constructed by means of a study of some of the discourses of Programa Alfabetizaçóo Solidária (PAS), founded in 1997 as a national policy to eradicate illiteracy in Brazil. lhe research considered studies of governmentality carried out by Michel Foulcault as well as the analysis of PAS sources which were periodically published (1997- 2000) with a wide national circulation. This research has altowed for a sharp look at the multiplicity of uses of solidarity over the last decades. By intertwining itself with the neoliberal rationality, solidarity was constituted as a strategy to foster literacy of youths and adults at the same time it might potentiate the State's exemption from this responsibility.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em revista (Belo Horizonte). N. 43 (jun. 2006), p. 73-93pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSolidariedadept_BR
dc.subjectLiteracy of youths and adultsen
dc.subjectGovernmentalityen
dc.subjectPrograma Alfabetização Solidáriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectGovernamentalidadept_BR
dc.titleDebite um analfabeto no seu cartão : a solidariedade como estratégia para alfabetizar a população e desresponsabilizar o Estadopt_BR
dc.title.alternativeCharge an illiterate person to your credit card : solidarity as a strategy to teach reading and writing and free the State of this responsibilityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000586568pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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