Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.contributor.authorCabral, Jeferson de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-08T04:01:06Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213996pt_BR
dc.description.abstractA Tese reflete sobre descobertas e desafios de uma proposta pedagógica intitulada “Uma poética formativa em dança-teatro”, inserida num espaço de educação formal de Ensino Básico. O objetivo central é propor disparadores pedagógicos em dança-teatro a jovens do Colégio Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os disparadores consistem em formas de compor coreografias por meio da interação entre os estudantes e suas narrativas de vida. Os campos teóricos abrangidos no estudo são Composição Coreográfica, Pedagogia da Dança e Dança-Teatro e as autoras que inspiram a Tese são Lourence Louppe, Sayonara Pereira, Luciana Paludo, Claudia Gálhos, dentre outras e outros pesquisadores. A metodologia de pesquisa inspira-se em alguns procedimentos do conceito de pesquisa-ação, na qual somente através de uma proposta prática e diálogo entre pesquisadores e colaboradores surgem as possíveis descobertas do estudo. Como procedimentos metodológicos foram utilizados o levantamento do estado da arte sobre os campos de estudos apresentados aqui; a problematização escrita de tais conceitos; observação e vivência na Mimese companhia de Dança Coisa e um detalhamento reflexivo do pulsar da proposta pedagógica em dança-teatro do CAp. Espera-se que a poética formativa possibilite a jovens um contato artístico com suas narrativas de vida, o que poderá arquitetar uma forma de construção de conhecimento por meio de uma proposta pedagógica em dança-teatro.pt_BR
dc.description.abstractThe Thesis reflects about the discoveries and challenges of a pedagogical proposal entitled "A formative poetics in dance-theatre" when inserted in a space of formal education. The central objective is to verify the effectiveness of pedagogical triggers in dance-theatre with young people in Colégio de Aplicação (CAp) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The triggers consist in ways of composing choreography through the student’s contact with their life narratives. The theorical fields covered in the study are Choreographic Composition, Dance Pedagogy and Dance-Theatre and the authors who inspire the Thesis are Lourence Louppe, Sayonara Pereira, Luciana Paludo, Claudia Gálhos, among others researchers. The research methodology is inspired in some points by the concept of action research, in which only through a practical proposal and dialogue between researchers and collaborators the possible discoveries of the study appear. In addition, methodological procedures were used to survey the state of the art on the fields of study presented here; the written problematize of such concepts; observation and experience in the Mimese dance company and a reflective detailing of the of the pedagogical proposal in dance-theatre on CAp. It is hoped that the formative poetics will enable young people to have an artistic contact with their life narratives, which could architect a way of building knowledge through a pedagogical proposal in dance-theatre.en
dc.description.abstractLa Tesis reflexiona sobre los descubrimientos y desafíos de una propuesta pedagógica titulada "Una poética formativa en danza-teatro", insertada en un espacio formal de educación básica. El objetivo central es verificar la importancia de los disparadores pedagógicos en danza-teatro con jóvenes del Colégio Aplicação (CAp) de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Los disparadores consisten en formas de componer coreografías a través de la interacción de los estudiantes con sus narraciones de vida. Los campos teóricos cubiertos en el estudio son Composición Coreográfica, Pedagogía de la Danza y Danza-Teatro y los autores que inspiran la Tesis son Lourence Louppe, Sayonara Pereira, Luciana Paludo, Claudia Gálhos, entre otras y otros investigadores. La metodología de investigación se inspira en el concepto de “investigación en acción”, en el que solo a través de una propuesta práctica y el diálogo entre investigadores y colaboradores surgen los posibles descubrimientos del estudio. Como los procedimientos metodológicos han sido: mapear el estado del arte en los campos de estudios presentados aquí; la problematización escrita de tales conceptos; observación y experiencia en compañía Mimese cia. de Dança Coisa y detalles reflexivos del púlsar de la propuesta pedagógica de danza-teatro en el CAp. Se espera que la poética formativa permita a los jóvenes hacer contacto artístico con sus narrativas de vida, que podrá traer a ellos una forma de construir conocimiento mediante una propuesta pedagógica en danza-teatro.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectDance pedagogyen
dc.subjectPublic educationen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectDanca : Teatropt_BR
dc.subjectYouthsen
dc.subjectComposição coreográficapt_BR
dc.subjectPedagogía de la danzaes
dc.subjectEducación públicaes
dc.subjectJuventudeses
dc.titleDança-teatro no Ensino Médio : uma poética formativa no Colégio de Aplicação da UFRGSpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001118481pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples