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dc.contributor.authorPinheiro, Leandro Rogériopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-30T04:05:15Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1982-9949pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213890pt_BR
dc.description.abstractO artigo problematiza as redes de ação que compunham os itinerários biográficos de moradoras idosas do bairro Restinga, em Porto Alegre/RS, analisando as articulações com experiências escolares. Para tanto, apoia-se em contribuições de Martuccelli e de Requena Santos na delimitação de suportes e redes sociais. Após um inventário das condições sociais e dos arranjos relacionais agenciados pelas mulheres, o texto destaca os laços com as arenas política, religiosa e musical-carnavalesca, transversalizadas pela pertença territorial, como espaços sociais de diferenciação dos percursos. O lugar da escola é interpretado, então, a partir do espaço de possíveis construído, de modo a indiciar sentidos diversos para as vivências na instituição, na ação política ou na temporalidade distinta da laboral.pt_BR
dc.description.abstractThis study problematizes the networks of elderly women’s biographical itineraries, in Restinga neighborhood, Porto Alegre/Brazil, by analyzing articulations vis-à-vis the school experiences. For such, this study relies on contributions from Martuccelli and Requena Santos concerning the delimitation of supports and social networks. After an inventory of the social conditions and of the relational arrangements managed by these women, this study highlights the links with the political, religious and musical-carnival arenas, regarded as social spaces of itinerary differentiation. The place of the school is interpreted from the spaces of the possibilities produced, so that they can indicate different meanings for these experiences in the institution, in relation to political actions or labor activities.en
dc.description.abstractEl artículo problematiza las redes de acción en los itinerarios biográficos de moradoras mayores del barrio Restinga, en Porto Alegre/Brasil, analizando las articulaciones com experiencias escolares. Considera, así, las contribuciones de Martuccelli y de Requena Santos en la delimitación de soportes y redes sociales. Tras un inventario de las condiciones sociales y de los conjuntos relacionales agenciados por las estas mujeres, el texto destaca los lazos con las arenas política, religiosa y musicalcarnavalesca como espacios sociales de diferenciación de los recurridos. El lugar de la escuela es interpretado, adelante, desde los espacios de posibles construidos y hacia sentidos diversos para las vivencias en la institución, en la acción política o en la temporalidad distinta de la laboral.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReflexão e ação. Santa Cruz do Sul. Vol. 28, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 97-110pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectRedes socialeses
dc.subjectSoporteses
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectEntorno escolares
dc.subjectPeriferiases
dc.subjectMujereses
dc.subjectSupportsen
dc.subjectSchool environmenten
dc.subjectPeripheryen
dc.subjectWomenen
dc.titleItinerários em periferias e redes no entorno escolar : diálogos com moradoras idosas da Restinga/Porto Alegrept_BR
dc.title.alternativeItineraries in peripheries and networks in the school environment : dialogues with old female residents of Restinga/Porto Alegreen
dc.title.alternativeItinerarios en periferias y redes em el entorno escolar : diálogos con moradoras idosas de la Restinga/Porto Alegrees
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001115792pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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