Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Iana Gomes dept_BR
dc.contributor.authorHypolito, Alvaro Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-30T04:05:05Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1517-9702pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213882pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista que, nos últimos anos, vive-se no Brasil uma onda conservadora que acompanha movimentos conservadores ao redor do mundo, torna-se importante estudar de forma mais aprofundada o movimento neoconservador no cenário educacional brasileiro. Este é o objetivo principal deste artigo. Para tanto, inicialmente, faz-se uma caracterização do neoconservadorismo, a partir de estudos de autores que tratam do contexto estadunidense. Nessa primeira seção apresenta-se, ainda, um breve histórico sobre o surgimento deste movimento. Logo após, apontam-se algumas razões que justificam a necessidade de análises sobre os neoconservadores no Brasil. O artigo ainda conta com exemplos de algumas ações no campo educacional que podem ser caracterizadas como neoconservadoras. Analisam-se o movimento Escola sem Partido (ESP), suas principais pautas em relação à educação e as discussões acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente as questões ligadas ao que tem sido denominado ideologia de gênero. Examinam-se o ESP e a BNCC a partir da conceituação teórica desenvolvida ao longo do artigo, em articulação com as pautas e características do movimento neoconservador brasileiro. Conclui-se que, nos últimos anos, há um significativo avanço das articulações neoconservadoras no campo político e no campo educacional. Constata-se uma atuação insistente e intensa dos neoconservadores na elaboração de importantes documentos da legislação educacional brasileira.pt_BR
dc.description.abstractConsidering that, in recent years, a conservative wave is being observed in Brazil that accompanies conservative movements around the world, it becomes important to study in a deeper way the neoconservative movement in the Brazilian educational scenario. This is the main purpose of this article. To do so, initially, a characterization of neoconservatism is made, based on studies by authors dealing with the US context. This first section also presents a brief history about the emergence of this movement. Soon after, some reasons are pointed out that justify the need for analyses on neoconservatives in Brazil. The article also has examples of some actions in the educational field that can be characterized as neoconservatives. We analyze the Non-Partisan School (ESP) movement, its main guidelines in relation to education, and the discussions about the National Curricular Common Base (BNCC), especially the issues related to what has been called gender ideology. The ESP and the BNCC are examined based on the theoretical conceptualization developed throughout the article, in articulation with the patterns and characteristics of the Brazilian neoconservative movement. It is concluded that, in the last years, there is a significant advance of neoconservative articulations in the political field and in the educational field. There is an insistent and intense action of neoconservatives in the elaboration of important documents of the Brazilian educational legislation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e pesquisa. São Paulo, SP. Vol. 45 (2019), p. 1-15, e190901pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConservative modernizationen
dc.subjectConservadorismopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectNon-partisan schoolen
dc.subjectNational curricular common baseen
dc.titleA expansão do neoconservadorismo na educação brasileirapt_BR
dc.title.alternativeThe expansion of neoconservatism in Brazilian education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001115693pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples