Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Iana Gomes dept_BR
dc.contributor.authorHypolito, Alvaro Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-30T04:04:56Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1809-4031pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213876pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é apresentar e analisar o movimento Escola sem Partido, que articula atores sociais em torno de uma agenda conservadora para a educação no Brasil. A partir de uma análise de redes políticas de governança, apoiada em estudos de Ball, com a utilização de uma metodologia qualitativa de redes e uso do aplicativo Gephi, o texto analisa alguns atores sociais importantes para a sustentação dessa iniciativa conservadora. A pesquisa demonstra que o Escola sem Partido, embora divulgue ser umainiciativa contra a doutrinação ideológica, é resultado de uma grande combinação de interesses ideológicos, conservadores e partidários. Como resultado da pesquisa, o artigo mostra que o Escola sem Partidoé mais um movimento em torno de uma luta por hegemonia ideológica no campo educacional.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this article is to present and analyze the Non-PartisanSchool movement, which articulates social actors around a conservative agenda for education in Brazil. Based on an analysis of political governance networks, supported by Ball studies, using a qualitative network methodology and the use of the Gephi application, the text analyzes some relevant social actors to this conservative initiative. The research shows that the Non-Partisan School, although spreading it out as an initiative against ideological indoctrination, in fact this is the result of a great combination of ideological, conservative and partisan interests. Asfindings of the research, the article shows that the Non-Partisan School is more of a movement around a struggle for ideological hegemony in the educational field.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPráxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 15 (2020), p. 51-64, e2015290pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNon-partisan Schoolen
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.subjectPolitical networksen
dc.subjectGovernanceen
dc.subjectEducationen
dc.titleEscola sem Partido : análise de uma rede conservadora na educaçãopt_BR
dc.title.alternativeNon-partisan school : analysis of a conservative network in educationen
dc.title.alternativeEscuela sin Partido : análisis de una red conservadora en la educaciónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001115694pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples