Escola sem Partido : análise de uma rede conservadora na educação
dc.contributor.author | Lima, Iana Gomes de | pt_BR |
dc.contributor.author | Hypolito, Alvaro Moreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-30T04:04:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-4031 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/213876 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é apresentar e analisar o movimento Escola sem Partido, que articula atores sociais em torno de uma agenda conservadora para a educação no Brasil. A partir de uma análise de redes políticas de governança, apoiada em estudos de Ball, com a utilização de uma metodologia qualitativa de redes e uso do aplicativo Gephi, o texto analisa alguns atores sociais importantes para a sustentação dessa iniciativa conservadora. A pesquisa demonstra que o Escola sem Partido, embora divulgue ser umainiciativa contra a doutrinação ideológica, é resultado de uma grande combinação de interesses ideológicos, conservadores e partidários. Como resultado da pesquisa, o artigo mostra que o Escola sem Partidoé mais um movimento em torno de uma luta por hegemonia ideológica no campo educacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this article is to present and analyze the Non-PartisanSchool movement, which articulates social actors around a conservative agenda for education in Brazil. Based on an analysis of political governance networks, supported by Ball studies, using a qualitative network methodology and the use of the Gephi application, the text analyzes some relevant social actors to this conservative initiative. The research shows that the Non-Partisan School, although spreading it out as an initiative against ideological indoctrination, in fact this is the result of a great combination of ideological, conservative and partisan interests. Asfindings of the research, the article shows that the Non-Partisan School is more of a movement around a struggle for ideological hegemony in the educational field. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Práxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 15 (2020), p. 51-64, e2015290 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Non-partisan School | en |
dc.subject | Governança | pt_BR |
dc.subject | Political networks | en |
dc.subject | Governance | en |
dc.subject | Education | en |
dc.title | Escola sem Partido : análise de uma rede conservadora na educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Non-partisan school : analysis of a conservative network in education | en |
dc.title.alternative | Escuela sin Partido : análisis de una red conservadora en la educación | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001115694 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39559)Ciências Humanas (6795)