Laboratório de movimentos negros : uma proposta de interação discente e mediação docente
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como motivação a produção de conhecimento afro-referenciado em dança, propondo outras possibilidades de pensar, fazer, criar e ensinar, reconhecendo, valorizando e preservando valores civilizatórios afro-brasileiros e africanos (no viés da concepção da ancestralidade negra), com base numa experiência de interação entre grupos discentes sob a supervisão e mediação docente, ofertando experiência e prática no campo das disciplinas teóricas do curso de Licenciatura em Dança, garan ...
Este trabalho tem como motivação a produção de conhecimento afro-referenciado em dança, propondo outras possibilidades de pensar, fazer, criar e ensinar, reconhecendo, valorizando e preservando valores civilizatórios afro-brasileiros e africanos (no viés da concepção da ancestralidade negra), com base numa experiência de interação entre grupos discentes sob a supervisão e mediação docente, ofertando experiência e prática no campo das disciplinas teóricas do curso de Licenciatura em Dança, garantindo a presença dos conteúdos sociais e históricos referentes à Educação para as Relações Étnico-Raciais – ERER, conforme orientação legal e conteúdos presentes no desenvolvimento das disciplinas formativas. Tem seu embasamento no estudo hermenêutico da Lei nº 10.639 / 2003, com pesquisa nos bancos de dados da UFRGS para mapear programas, ações, projetos e atividades implementadas pela universidade, comprometidas com as políticas de educação para as relações étnico-raciais em conformidade com a Lei e com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação para as Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, de 2004. Sua intenção é a de compartilhar a reflexão sobre o currículo de Licenciatura em Dança da UFRGS e sua relação com o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, garantindo formação adequada de professores(as) com habilidades e atitudes que permitam contribuir para a ERER. O trabalho inclui uma experiência prática aberta em dança, “Laboratório de Movimentos Negros”, desenvolvida no interior das disciplinas Estudos Socioculturais em Dança e Estudos Histórico-Culturais em Dança I, de cunho teórico-prático. ...
Abstract
This work is motivated by the production of afro-referenced knowledge in dance, proposing other possibilities of thinking, doing, creating and teaching, recognizing, valuing and preserving Afro-Brazilian and African civilizing values (from the conception of black ancestry), based on an experience of interaction between student groups under the teacher’s supervision and mediation, offering experience and practice in the field of theoretical subjects of the Undergraduate Dance course, ensuring th ...
This work is motivated by the production of afro-referenced knowledge in dance, proposing other possibilities of thinking, doing, creating and teaching, recognizing, valuing and preserving Afro-Brazilian and African civilizing values (from the conception of black ancestry), based on an experience of interaction between student groups under the teacher’s supervision and mediation, offering experience and practice in the field of theoretical subjects of the Undergraduate Dance course, ensuring the presence of social and historical content related to Education for Ethnic-Racial Relations – ERER , according to legal orientation and contents present in the development of the background disciplines. It is based on the hermeneutic study of Law No. 10,639 / 2003, based on researches in UFRGS databases in order to map programs, actions, projects and activities implemented by the university, committed to education policies for ethnic and racial relations in accordance with Law and the publication of the National Curriculum Guidelines for Education for Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture, from 2004. The purpose is to share a reflection about the UFRGS Undergraduate Dance Course curriculum and its relationship with the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture, ensuring the adequate preparing of teachers with skills and attitudes that allow to contribute to ERER. An open practical experience in dance is also included, “Black Movements Laboratory”, developed within the disciplines Socio-Cultural Studies in Dance and Historical-Cultural Studies in Dance I, with a theoretical and practical nature. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
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TCC Dança (148)
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