Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2020-09-26T04:08:27Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0102-9487pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213748pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, discute-se os dados produzidos na primeira etapa do projeto de pesquisa Ensino de História, Patrimônio e Cultura Digital (fase 1: 2015-2017; fase 2: 2018-2020), com o objetivo de identificar e analisar a produção de pesquisas em programas de pós-graduação em História e Educação do Brasil. O procedimento metodológico utilizado foi o levantamento de dissertações e teses identificadas no catálogo da CAPES com a palavra-chave “educação patrimonial” (372 trabalhos encontrados). Delimitando os filtros, chegou-se a uma amostra de 15 trabalhos, que foram lidos e fichados a fim de mapear as concepções de patrimônio e educação patrimonial e o diálogo com o ensino de História. Tais estudos permitem vislumbrar a abordagem da educação patrimonial no campo do ensino de História, ajudando a indicar parâmetros para as apropriações do patrimônio na escola.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, it is discussed the data gathered during phase one of the research project History teaching, Heritage and Digital Culture (phase 1: 2015-2017; phase 2: 2018-2020). The purpose is to identify and analyze research studies in History and Education post-graduation courses in Brazil. The methodological approach consisted in gathering dissertations and thesis. These were identified through the CAPES catalog by using the keyword “Heritage Education” (372 essays found). A sample of 15 essays were found, read and filed. The aim was to map out the different concepts of Heritage, Heritage Education and their connections with History teaching. Such studies allow us to view the approaches used in Heritage Education in the field of History teaching. This will enable us to set parameters for the use of Heritage in schools.en
dc.description.abstractCon el objetivo de identificar y analizar las investigacionesproducidasen los cursos de postgradoen Historia y EducaciónenBrasil, esteartículoanaliza los datosrecopiladosen la primeraetapa del proyecto de investigaciónEnseñanza de la Historia, el Patrimonio y la Cultura Digital (fase 1: 2015-2017; fase 1: 2018-2020). El procedimientometodológicoutilizadofue la encuesta de disertaciones y tesisidentificadasen el catálogo CAPES con la palabra clave "educación patrimonial" (372 documentosencontrados). Delimitando los filtros, construimosunamuestra de 15 obras, que fueronleídas y analizadas para mapear las concepciones de patrimonio y educación patrimonial y sudiálogo con la enseñanza de la historia. Dichos estudios nos permiten vislumbrar el enfoque de la educación del patrimonio en el campo de la enseñanza de la historia, colaborando en la producción de parámetros para la apropiación del patrimonio en la escuela.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofClio. Recife, PE. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2020), 107-127pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHeritage Educationen
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectResearchen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectEnseñanza de historiaes
dc.subjectEducación Patrimoniales
dc.subjectInvestigaciónes
dc.titleInvestigações em educação patrimonial e ensino de história (2015-2017)pt_BR
dc.title.alternativeInvestigations in heritage education and history teaching (2015-2017) en
dc.title.alternativeInvestigaciones en educación patrimonial y enseñanza de la historia (2015-2017) es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001116777pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples