O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em aulas de Geografia: uma análise de vídeos educativos na internet
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
The Human Development Index (HDI) in Geography classes: an analysis of educational videos on the internet
Assunto
Resumo
Este artigo traz uma análise do uso e da apropriação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em videoaulas de professores brasileiros de Geografia por meio da observação da linguagem espacial utilizada pelos nos vídeos publicados na internet. Foram estudados uma amostra de 14 videoaulas publicados no YouTube com média de cerca de 15 minutos de duração cada. A metodologia utilizada se fundamenta no estudo das representações por análise de conteúdo e análise direta do discurso. Os resultados en ...
Este artigo traz uma análise do uso e da apropriação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em videoaulas de professores brasileiros de Geografia por meio da observação da linguagem espacial utilizada pelos nos vídeos publicados na internet. Foram estudados uma amostra de 14 videoaulas publicados no YouTube com média de cerca de 15 minutos de duração cada. A metodologia utilizada se fundamenta no estudo das representações por análise de conteúdo e análise direta do discurso. Os resultados encontrados demonstram uma importante dimensão a ser melhor compreendida em relação à Geografia e os indicadores sociais que se remete a dimensão da apropriação social, da ideologia e da construção de imaginários geográficos. Observamos processos de ancoragem e objetivação do IDH que se remetem a mecanismos de construção simbólica do espaço relacionados a produção de uma “psicoesfera do espaço geográfico” (SANTOS, 1996), a “representações sociais do espaço” (BONFIN, 2012) e a “espaços de representações” (LEFEBVRE, 2013) relevantes de serem considerados nos processos de construção do conhecimento geográfico e das práticas educativas em Geografia. ...
Abstract
This article presents an analysis of the use and appropriation of the Human Development Index (HDI) in video classes by Brazilian Geography teachers through the observation of the spatial language used by the videos published on the internet. A sample of 14 video classes published on YouTube with an average of about 15 minutes each was studied. The methodology used is based on the study of representations by content analysis and direct discourse analysis. The results found demonstrate an import ...
This article presents an analysis of the use and appropriation of the Human Development Index (HDI) in video classes by Brazilian Geography teachers through the observation of the spatial language used by the videos published on the internet. A sample of 14 video classes published on YouTube with an average of about 15 minutes each was studied. The methodology used is based on the study of representations by content analysis and direct discourse analysis. The results found demonstrate an important dimension to be better understood in relation to Geography and the social indicators that refer to the dimension of social appropriation, ideology and the construction of geographical imaginary. We observe processes of anchoring and objectifying the HDI that refer to mechanisms of symbolic construction of space related to the production of a “psychosphere of geographic space” (SANTOS, 1996), to “social representations of space” (BONFIN, 2012) and “ spaces of representations ”(LEFEBVRE, 2013) relevant to be considered in the processes of construction of geographic knowledge and educational practices in Geography. ...
Contido em
Geografia-ensino & pesquisa : Universidade Federal de Santa Maria. Vol. 24 (2020), e17, 29 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Exatas e da Terra (6158)
Este item está licenciado na Creative Commons License