Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Amurabi Pereira dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Carolina Monteiro de Castropt_BR
dc.date.accessioned2020-09-23T04:02:28Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1518-367Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213652pt_BR
dc.description.abstractO debate sobre o ensino de sociologia tem sido ampliado nos últimos anos, especialmente após a reintrodução dessa disciplina no ensino médio a partir de 2008; entretanto, pouco tem sido discutido acerca do ensino de sociologia no ensino superior. Este artigo visa contribuir para a discussão analisando o ensino das disciplinas voltadas para a prática de ensino de ciências sociais/sociologia no ensino superior, especificamente junto a licenciaturas de ciências sociais. Analisamos os projetos pedagógicos de seis cursos de ciências sociais no país, localizados em diferentes regiões, utilizando como variável os cursos cujas práticas são lecionadas por professores vinculados aos departamentos de ciências sociais/sociologia, e aqueles que são lecionados por professores das faculdades de educação. Observou-se que o recorte institucional tem implicações sobre a forma como a sociologia é lecionada, havendo uma presença mais significativa de práticas pedagógicas quando estas se encontram vinculadas aos departamentos de ciências sociais/sociologia.pt_BR
dc.description.abstractThe debate on the teaching of sociology has been expanded in recent years, especially after the reintroduction of sociology in high school since 2008, however, little has been discussed about the teaching of sociology in higher education. This article aims to contribute to the discussion by analyzing the teaching of disciplines focused on the practice of teaching social sciences/sociology in higher education, specifically with training courses of teachers in social sciences. We analyze the pedagogical projects of six social sciences courses in the country, located in different regions, using as a variable the courses whose practices are taught by professors linked to the departments of social sciences/sociology, and those that are taught by faculty of education. It was observed that the institutional cut has implications on the way in which sociology is taught, with a more significant presence of pedagogical practices when these are linked to the departments of social sciences/sociology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLinhas : revista do Programa de Mestrado e Cultura. Vol. 21, n. 45 (jan./abr. 2020), p.183-204pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching Sociologyen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectTeaching practice in social sciencesen
dc.subjectTraining of sociology teachersen
dc.titleO ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionaispt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of sociology as practice : differences and cleavages in the different institutional spacesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001115444pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples